sexta-feira, 30 de março de 2012

Seminário de Saúde começa a ser formatado


Ontem, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Belém, presidida pelo Vereador Marquinho, reuniu mais uma vez com entidades da setorial para discutir os encaminhamentos do Seminário Municipal de Saúde que será realizado em Belém, a fim de encontrar soluções para os problemas que assolam a nossa cidade. Estiveram presentes Marcus Vinícius, do Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará; João Gouveia, do Sindicato dos Médicos; Walber Coelho, diretor do Departamento da Atenção à Saúde da SESMA; Presidente da Câmara, vereador Raimundo Castro; e Gerson Domont, do Movimento Popular de Saúde (MOPS).

Para o Vereador Marquinho, o seminário vai servir de espelho para todo o Estado, pois trará questionamentos pertinentes à vários municípios. "Precisamos trocar o máximo de informações possíveis para realizarmos um debate propositivo. A intenção do seminário não é acusar ou apontar culpados, e sim dar encaminhamentos conclusivos, eficazes", afirmou. O vereador informou que a participação do Ministério da Saúde no seminário está garantida.

Marcus Vinícius, do Conselho Regional de Medicina, afirmou que Belém não possui uma política de saúde definida. "Precisamos ter acesso ao Plano Municipal de Saúde e ao Relatório de gestão para saber o que realmente está sendo implementado e enveredar o debate. Devemos ter acesso também à contabilidade da SESMA, onde sejam evidenciados os repasses, recursos próprios e os custos da saúde", disse.

Na opinião do representante do Sindicato dos Médicos, João Gouveia, a participação dos Ministérios Públicos Estadual e Federal será de extrema relevância. "Todos os órgãos fiscalizadores deverão estar presentes, pois não temos poder de polícia. Além dos Ministérios devemos chamar a ANVISA e OAB", sugeriu. Gouveia informou que o sindicato entrega todos os relatórios das visitas realizadas pela entidade aos órgãos fiscalizadores, e que eles já possuem subsídios suficientes para colaborar com o debate.

A Secretaria de Saúde, representada pelo diretor Walber Coelho, confirmou presença no seminário e garantiu que Belém possui o Plano Municipal de Saúde. Para o diretor, o debate será importante para a população belenense.

O Vereador Marquinho informou que vai solicitar todos os relatórios do CRM e do SINDMEPA para efetivar a troca de informações. O parlamentar também disse que a Comissão de Saúde vai preparar uma proposta de programação do seminário, este será apresentado e debatido na próxima reunião, que acontecerá na próxima terça-feira, dia 3, às 15h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.