segunda-feira, 5 de março de 2012
Direto da Tribuna: saúde é caso sério
Hoje, 5, na tribuna da Câmara, lamentei o fato de Belém ser a segunda pior capital do Brasil em relação ao serviço público de saúde, e o Pará ser o pior Estado. Sei que os recursos ainda não são ideais, mas o que está deixando Belém com essa péssima imagem é a má gestão do atual prefeito.
Desafiei a Secretaria Municipal de Saúde a vir até a Câmara prestar contas de cada centavo que é destinado à área da saúde, pois se todo o dinheiro fosse realmente investido nas ações, a situação não estaria tão precária. O Pronto Socorro da 14 de Março, por exemplo, está com uma UTI pronta para funcionar desde o ano passado e até agora está inoperante. Das quatro salas de cirurgia que lá existem, apenas duas funcionam. Isso é um total desrespeito com a população de Belém, principalmente com os mais pobres, que são os verdadeiros usuários do SUS.
Já entrei com requerimento solicitando que a Sesma venha fazer a prestação de contas do terceiro e quarto trimestres de 2011, pois ficou faltando. Deixei bem claro que vamos intensificar ainda mais as ações da Comissão de Saúde da Câmara, a qual estou presidente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Alô Marquinho!
ResponderExcluirCampanha da Fraternidade 2012
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a Campanha da Fraternidade, desde o ano de 1964, como itinerário evangelizador para viver intensamente o tempo da quaresma.
A Igreja deseja sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de Saúde Pública condizente com suas necessidades e dignidade, “principalmente os Idosos”. A conversão pede que as estruturas de morte sejam transformadas.
A CF 2012 visa a saúde integral. Há muito tempo, ela vem sendo considerada a principal preocupação e pauta reivindicatória da população brasileira, no campo das políticas públicas.