terça-feira, 13 de março de 2012

Mototaxistas darão ultimato por regulamentação

Hoje eu participei da assembleia geral dos mototaxistas de Belém. O evento aconteceu no auditório da Mônaco Motocenter e contou com a presença de mais de 600 profissionais, entre eles os presidentes de diversas associações de mototaxistas e do presidente do Sindicato dos Mototaxistas do Estado do Pará, José Ribamar (Alemão).

A reunião ocorreu para dar esclarecimentos à categoria sobre as ações do sindicato em relação à regulamentação da atividade dos mototaxistas em Belém. O regulamento é de exclusividade do município. A CTBel e a prefeitura de Belém devem entender que o processo de regulamentação beneficia toda a população belenense, como aconteceu em Minas Gerais, onde o número de acidentes reduziu quase 70%.
Alemão agradece apoio do Vereador Marquinho pela luta constante
Infelizmente o decreto que a prefeitura quer impor vai contra a própria lei municipal, pois proíbe que o mototaxista circule pelo centro da cidade. Proibir pontos fixos é até aceitável, mas a circulação das motos, é uma decisão descabida. Com a força do sindicato, vários municípios do nosso Estado estão bastante avançados no processo de regulamentação, como Marituba, Santa Izabel, e agora Ananindeua.

Muitas pessoas estão utilizando os uniformes dos mototaxistas para cometer crimes, manchando a imagem da categoria, e isso só será combatido após a regulamentação. O ex-presidente Lula regulamentou a profissão a nível nacional, a ex-governadora Ana Júlia a nível estadual, e nós conseguimos aprovar a lei aqui em Belém. O prefeito deve ter sensibilidade e receber a categoria para regulamentar a profissão efetivamente.
O presidente do Sindicato dos Mototaxistas do Estado do Pará, Alemão, criticou a forma como a CTBel vem tratando a categoria, querendo impor condições de trabalho. “O mototaxista não é o causador das mazelas do trânsito, como afirma a CTBel. Vou lutar contra os interesses da CTBel, pois eu defendo os interesses da minha categoria. Infelizmente eles querem nos tirar do processo, tirar a força da classe para criarem as mazelas”, afirmou.

Ainda de acordo com o sindicalista, a Companhia tem o papel de fiscalizar e ordenar o trânsito da cidade, mas o número de agentes é insuficiente, o que compromete a eficiência das ações. Alemão agradeceu o apoio que o meu mandato tem dado à categoria e questionou a forma como alguns vereadores vem se comportando. “Precisamos reconhecer o trabalho exaustivo que o Vereador Marquinho mantém constantemente conosco. Se todos os vereadores tivessem essa consciência e pressionasse o prefeito, já estaríamos regulamentados”, afirmou.

Informei que vou apresentar um Projeto de Lei que transforma o dia 10 de maio – dia em que a lei de minha autoria que criou a profissão dos mototaxistas em Belém foi promulgada – no “Dia Municipal dos Mototaxistas, pois essa categoria, que é organizada e de luta, deve ser respeitada. Podem contar comigo e estarei com vocês até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.