Hoje informei na tribuna da Câmara que no mês de abril será realizado um grande seminário para debater sobre a caos em que se encontra a saúde de Belém. Já foi aprovado requerimento de minha autoria que prevê uma audiência com o Ministério da Saúde em Belém, solicitando a participação do ministro no seminário.
Não podemos mais aceitar a situação da saúde do nosso município, sendo considerado o segundo pior entre todas as capitais do Brasil. O Programa Saúde da Família, por exemplo, encontra-se desmontado, descaracterizado, sendo que todo recurso do programa é do Governo Federal, porém a prefeitura de Belém não está administrando adequadamente esses recursos. A própria prestação de contas que a Secretaria Municipal de Saúde apresentou na Câmara, afirma que mais de 60% do orçamento da saúde é investido em alta e média complexidade, enquanto apenas 8% é injetado na atenção básica.
Nas visitas que realizei nas unidades de saúde como presidente da Comissão de Saúde da CMB, constatei - entre várias irregularidades - que diversas unidades não realizam o Preventivo Câncer Colo do Útero (PCCU), deixando as mulheres mais humildes suscetíveis a adquirir graves doenças.
Portanto é importante que a sociedade civil organizada participe ativamente do seminário, que ainda não tem data prevista para acontecer. Mais informações nos próximos dias, aqui no blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.