Vereador Alfredo Costa, Ministra Ana de Hollanda e Vereador Marquinho |
Hoje, 22, a Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, esteve em Belém visitando as obras de restauração e conservação do Mercado de Peixes (ou Ferro), no Ver-O-Peso. A cobertura e toda a parte estrutural será restaurada, além da instalação de uma câmara frigorífica para estocar gelo e a substituição do isopor por caixas de aço inox. A obra tem previsão para ser inaugurada em dezembro desse ano.
Na sede regional Norte do MinC, a ministra concedeu uma entrevista coletiva e afirmou que o ministério está realizando uma série de obras no Estado do Pará, como a construção de teatros, bibliotecas e outras políticas culturais que ficarão enraizadas na história do nosso país. “Não se faz cultura atuando apenas em eventos pontuais, temos que abranger todo o aspecto da cultura”, disse.
Ministra visita a feira do Ver-O-Peso e as obras do Mercado de Peixes |
A ministra também parabenizou o município de Ananindeua, por ser a primeira cidade do Pará a aderir ao Sistema Nacional de Cultura, e citou Belém como uma das poucas cidades que, infelizmente, ainda não possui seu próprio sistema. Segundo informações repassadas pela sua assessoria, dos 143 municípios do Estado, apenas 11 ainda não possuem o Sistema Municipal de Cultura, o que pode inviabilizar o repasse de recursos que serão disponibilizados pelo SNC.
O Vereador Marquinho aproveitou a oportunidade e falou sobre a grande campanha que a Comissão de Cultura da Câmara Municipal, a qual está presidente, e o Fórum de Cultura de Belém estão fazendo para apresentar um Projeto de Lei de Iniciativa Popular para criação do Sistema Municipal de Cultura. “Inclusive nesse domingo estaremos na Praça da República coletando mais assinaturas para o projeto”, informou.
Vereador explica à Ministra como o paraense consome o açaí |
De acordo com a assessoria do MinC, a biblioteca centenária Arthur Vianna passará por uma restauração emergencial. O convênio no valor de 2 milhões e meio entre o Ministério e o Governo do Estado já foi assinado. Ainda segundo o MinC, o Estado do Pará é o primeiro do Brasil a zerar o número de municípios sem biblioteca. A última cidade a possuir um local de pesquisa com acervo significativo é Afuá.
Ana de Hollanda encerrou a coletiva fazendo um balanço das ações do Ministério. Ela afirmou que foi um ano muito intenso, de muito trabalho, com o lançamento de grandes programas sociais. “Pensamos na sustentabilidade do mundo da cultura, criando políticas efetivas que são discutidas diretamente com a sociedade”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.