domingo, 18 de março de 2012

Assembleia Legislativa discute direitos humanos em Outeiro

Na última sexta-feira, 16, estive no distrito de Outeiro participando da 1ª Mostra Cine Direitos Humanos, realizada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, presidida pelo deputado Edilson Moura. A ideia da reunião é dar início à uma mobilização mais intensa na sociedade para que o movimento pela luta dos direitos humanos não se restrinja aos órgãos competentes.

O deputado Edilson Moura informou que solicitou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o tráfico de pessoas, que vem ocorrendo sistematicamente no Pará. “Estão traficando nossos adolescentes, as nossas mulheres, os homossexuais, para trabalharem como escravos em outros países e estados”, disse. Ainda de acordo com o deputado, a violência contra as pessoas vem crescendo, dando espaço para as chacinas que vem estão sendo praticadas pelos grupos de extermínio. “Realizamos dez cursos na área dos direitos humanos para que essas pessoas nos ajudem na tarefa de mobilizar a sociedade”, informou.
Afirmei que a sociedade tem que se envolver mais e denunciar os casos de abuso. É importante despertarmos o interesse das lideranças comunitárias, envolvendo assim toda a comunidade. Quem mais precisa de esclarecimentos são os jovens, que são as principais vítimas das explorações contra a pessoa. É evidente que a redução da maioridade penal não vai resolver o problema da violência entre os jovens. O Estatuto da Criança e do Adolescente tem que ser posto em prática.

Parabenizei o deputado Edilson Moura pela iniciativa e propus a realização de uma grande audiência pública conjunta no distrito de Outeiro, entre a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de Belém, para discutirmos esse assunto tão importante, com maior participação da sociedade. O deputado se dispôs a realizar a audiência e informou que várias palestras serão realizadas em diversos municípios do Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.