Vereadores são recebidos pela Secretária Sylvia Santos no PSM da 14 de Março |
Hoje (16) o Vereador Marquinho e mais três vereadores estiveram no Pronto Socorro Municipal de Belém. A visita faz parte de um cronograma montado pela Comissão de Saúde da Câmara de Belém, que tem a intenção de conhecer a realidade das unidades de saúde in loco, para que sejam cobradas melhorias da prefeitura de Belém.
A comitiva de vereadores chegou às 10h15min, composta pelos parlamentares Marquinho (PT), Alfredo Costa (PT), Rildo Pessôa (PDT) e Nonato Filgueiras (PV), e foi recebida pela Secretária de Saúde de Belém, Sylvia Santos, pelo diretor geral da Sesma, Marcos Alvarez, e o diretor do PSM, Joaquim Di Paula. Também estiveram presentes representantes da Associação dos Renais Crônicos de Belém , e do Conselho Municipal de Saúde.
Imprensa é proibida de entrar no PSM da 14 |
A imprensa foi impedida de entrar nas dependências do hospital, pois, segundo o diretor geral da Sesma, Marcos Alvarez, existe uma portaria do Ministério da Saúde que determina a privacidade dos pacientes em hospitais públicos. “Apenas estamos cumprindo com o que diz o Ministério. Assim que a visita terminar, vamos conversar com a imprensa”, falou.
O primeiro ambiente visitado foi a nova unidade de tratamento intensivo, que já está concluída e equipada, porém ainda não recebe pacientes. “Temos um milhão e duzentos mil reais investidos em hemodiálise. Para que não haja custo desnecessário, o paciente tem que ficar no hospital apenas 72 horas, no máximo. Pretendemos inaugurar a UTI agora em outubro”, afirmou a secretária Sylvia Santos.
Marquinho analisa situação dos novos equipamentos da UTI junto com técnicos |
Em seguida os vereadores foram levados para a área de pediatria e encontraram a vendedora Marlene do Socorro, que estava com seu filho de um ano e cinco meses no colo, e com o pescoço inchado. “O meu filho caiu e machucou o pescoço. Ontem estive aqui e ele foi consultado, mas tive que voltar hoje porque ele precisa tirar um raio-x e ainda não foi atendido”, denunciou.
Os vereadores foram encaminhados para uma área reservada e ouviram explicações sobre as rachaduras que apareceram no início desta semana. De acordo com Paulo Brígido, professor de Patologia Estrutural, da Universidade Federal do Pará, um laudo preliminar apontou que está descartado problema na fundação do prédio, e que eles estão relacionados aos novos revestimentos que estão sendo realizados. Afirmou ainda que o tipo de piso instalado no hospital tem essa característica devido à parede de água que se forma com o tempo. “Não constatamos nível de fissura considerado perigoso. Estamos elaborando um laudo com mais detalhes para comprovar que não há problema de fundação na estrutura”, explicou o professor.
Vereador conversa com pacientes e enfermeiros nos corredores do PSM |
O Vereador Marquinho agradeceu a atenção da diretoria da Sesma e aproveitou para informar que o relatório da visita será entregue na audiência pública onde a secretaria vai prestar contas para a população de Belém, no próximo dia 26.
Marquinho também pediu respostas da Secretaria de Saúde ao projeto de lei de sua autoria, que determina a construção do 1º Centro de Atenção à Doenças Neurodegenerativas, aprovada por unanimidade na CMB. “São mais de quinze mil pessoas portadoras dessas doenças. Já conversamos com o Ministério da Saúde e eles se colocaram à disposição para financiar os custeios. Precisamos colocar o projeto para funcionar”, disse o Vereador Marquinho. A secretária Sylvia Santos informou que vai analisar como anda o processo o quanto antes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.