quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Apesar da resistência da oposição, privatização do lixo é aprovada na CMB

Vereador fala com catadores de lixo em frente à CMB
Ontem (27) a bancada de apoio ao prefeito Duciomar Costa infelizmente conseguiu aprovar o projeto de privatização da gestão do lixo em Belém. A bancada do PT, liderada pelo Vereador Marquinho, juntamente com o vereador Sahid Xerfan (PP), foram os principais articuladores da oposição para votar contra o projeto, conseguindo a aprovação das emendas que garantem a permanência dos catadores de lixo na sua atividade após a privatização, a coleta e reciclagem de óleo de cozinha pela empresa que assumir a coleta de lixo, campanhas educativas ambientais permanentes, e a aprovação do projeto do vereador Otávio Pinheiro (PT), onde estabelece a Política Municipal de Resíduos Sólidos.

"Tentamos suprimir o artigo 1º do projeto através da primeira emenda que entrou em votação, mas infelizmente não conseguimos. A partir deste momento percebemos que seria muito difícil barrar o projeto do prefeito", afirmou o Vereador Marquinho.
Integrantes do Fórum de Catadores ocupam a galeria da CMB
Para o representante comercial Jeferson Oliveira, a comunidade deveria ser consultada antes da prefeitura tomar esse tipo de decisão. “Não houve discussão com a sociedade organizada. O poder público preciso se aproximar da comunidade que paga os impostos. São pais de famílias que estão aqui e sobrevivem através dessa atividade. Não podemos tratar o lixo como moeda de troca”, afirmou. 
Bancada do PT reafirma voto contrário ao projeto de privatização do lixo
Na próxima segunda-feira (03), às 15h, será realizada audiência pública proposta pelo Vereador Marquinho, com a presença de catadores de lixo, e na terça-feira (04) será votado o projeto de autoria do vereador Otávio Pinheiro (PT), que trata da Política Municipal de Resíduos Sólidos.

7 comentários:

  1. Esses vereadores de Belém são uma vergonha

    ResponderExcluir
  2. Vereador, como o próprio Diário do Pará de hoje afirma, o senhor participou de todo o processo de discussão juntamente com outros da oposição, tentando negociar com a bancada do prefeito algumas emendas que pudesse incluir algumas melhorias no projeto do Executivo, mas porque justamente na hora da votação, o senhor estava ausente?

    ResponderExcluir
  3. E porque o senhor não estava presente no momento da votação?

    ResponderExcluir
  4. Meus caros anônimos, gostaria de dialogar com vocês sabendo quem são, no entanto, como optaram pelo anonimato, ainda assim, não me furtarei a prestar os esclarecimentos pertinentes à minha participação e da bancada do PT.
    A derrota da oposição ao prefeito, da qual a bancada do Partido dos Trabalhadores é parte integrante, começou a se desenhar entre as 16 e 17 horas, quando a emenda do vereador Sahid Xerfan, que pedia a supressão do artigo primeiro do projeto do Executivo, foi derrotada por 21 votos contra 11, sendo meu um desses onze votos.
    Se ali, tivéssemos vencido a votação, teríamos derrotado o projeto do prefeito bem cedo e a sessão não teria se arrastado até às 23 horas.
    Por outro lado, tinha um compromisso inadiável às 20 horas, ao qual procurei cumprir o mais rápido possível, a tempo de voltar e votar. Infelizmente, não foi possível chegar a tempo, porém, mesmo lamentando, tenho consciência que não perdemos por causa do meu voto. Nossa derrota já havia ocorrido antes, conforme já frisei.
    No entanto, graças ao nosso esforço, garantimos uma Audiência Pública para as 15 horas da próxima 2ª feira a fim de tratar assuntos importantes referentes ao tema, principalmente em relação ao direito dos catadores. Aproveito o ensejo para convidá-los a participar da mesma na medida em que a participação da sociedade é fundamental nessa hora.
    Quero, ainda, dizer que conseguimos ainda negociar com a situação a inversão de pauta dos trabalhos legislativos, garantindo para a próxima 3ª feira a votação do projeto do companheiro Otávio Pinheiro, que disciplina a Política de Resíduos Sólidos para o município adequando-a à nacional, com a possibilidade de mudarmos algumas coisas.
    Por fim, mas não menos importante, quero dizer que colocarei à disposição da população de Belém minhas intervenções nessa votação, o posicionamento da nossa bancada, as negociações das quais participamos, enfim, toda a nossa participação, na certeza de que demos o melhor de nós na perspectiva de honrar nossos mandatos e a vontade popular que nos outorgou os mesmos.

    ResponderExcluir
  5. Vereador,agora sim está esclarecido. Fiquei feliz por saber que o senhor e sua bancada, diferente da grande maioria dos vereadores, estão preocupados em honrar a confiança depositada pelo povo em seus mandatos.

    ResponderExcluir
  6. Sinto muito Vereador Marquinho, mas NADA, NADA mesmo justifica sua ausência em votação tão importante. Mesmo sabendo que o projeto do nefasto Dudu ia ser aprovado, por questão de respeito com seus eleitores, o Senhor deveria ter ficado. Estou desepcionada.

    ResponderExcluir
  7. Respeito sua opinião, porém, avalio que a votação mais importante foi da Emenda Xerfan, que praticamente extinguia o projeto do prefeito. Ao perdermos ali ficou claro que nada mais havia a ser feito para derrotar o projeto.

    Por outro lado, a luta continua com a votação do projeto do vereador Otávio Pinheiro, que enquadra a lei aprovada à política nacional de resíduos sólidos, muito mais transparente e abrangente.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.