segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Vereador Marquinho visita unidade de saúde do Providência

Vereador Marquinho visitou a unidade de saúde do bairro da Providência. A visita ocorreu a pedido dos próprios moradores, que foram até à Câmara Municipal de Belém buscar o apoio da Comissão de Saúde, que é presidida pelo próprio vereador. No primeiro semestre deste ano, Marquinho visitou diversas unidades, após decisão da Secretaria Municipal de Saúde em desativar o serviço 24 horas desses postos. Vários relatórios foram elaborados e entregues na Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com os moradores da Providência, a UBS está sempre sem médicos e são maltratados pelos servidores. “Estou há quatro semanas tentando uma consulta com o dentista e não consigo, inclusive semana passada me acidentei numa cânula ao encostar na parede. A saúde aqui no bairro está uma calamidade”, desabafou dona Fátima Silva, 56.

O Vereador Marquinho e várias lideranças comunitárias foram recebidos pela direção da unidade, porém a imprensa foi impedida de adentrar ao posto. Segundo o agente administrativo da UBS, Edilberto Neves, a demanda aos serviços está excessiva e o número de médicos é insuficiente para atender toda a demanda. “Temos apenas três médicos trabalhando aqui na unidade e os serviços são: atendimento à gestante, enfermagem, saúde mental, dentária, clínico e ginecologista”, afirmou o agente.

Walber Coelho, diretor do Departamento de Atenção à Saúde – Sesma, disse estar à frente da diretoria apenas um mês e “o que na saúde pública é gestão e manipulação correta dos recursos”. O diretor afirmou também que “o posto vai entrar no calendário de reparos e danos das unidades básicas de saúde de Belém”.

Após a reunião o Vereador Marquinho pediu para visitar toda a unidade e foi acatado pela diretoria. “A diretoria desta unidade deve fazer uma reunião com a comunidade e esclarecer todas as dúvidas com palestras educativas, inclusive explicando os direitos às gratuidades. É perceptível que o principal problema aqui é no atendimento, ou seja, os usuários estão sendo maltratados pelos servidores, o que é um absurdo”, afirmou o vereador.

No decorrer da visita os usuários fizeram várias denúncias ao vereador. “O que vocês estão vendo hoje aqui não é a realidade do dia-a-dia. Organizaram tudo só porque sabiam que o Vereador Marquinho vinha pra cá, mas a realidade é outra: falta médico, não tem medicamento, não tem funcionário da limpeza e não somos atendidos”, denunciou a gestora em Tecnologia de Informação, Carol Avelar.

A presidente do Centro Comunitário Dom Bosco, Marilene Valente, falou da necessidade do programa do Governo Federal Família Saudável. “Infelizmente esta unidade não oferece esse serviço tão importante. Meus filhos não foram atendidos aqui, fui maltratada e tive que prestar queixa na polícia. A Sesma tem que mandar alguém mais competente para assumir esta unidade e resolver nossos problemas”, indignou-se.

Ao final da visita, o Vereador Marquinho afirmou que vai cobrar soluções da Sesma para a unidade do Providência. “O nosso objetivo é elaborar um relatório desta visita e entregar à Sesma para que haja melhora no atendimento, o que não pode é ficar como está. Alguns gestores ainda não entenderam que a saúde não pode ser tratada como as outras políticas públicas. Tanto a comunidade presente quanto o meu mandato farão relatórios para serem entregues na Secretaria de Saúde, nas mãos da secretária”, afirmou o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.