Vereador ouve as reivindições de moradores do SEVILHA |
Segundo os moradores do conjunto, há uma preocupação em relação à estranhos procedimentos que estão sendo adotados nas mediações do residencial, como exemplo, a instalação de tubulações e escavações que estão ocorrendo, sem identificação de qualquer empresa pública ou privada.
De acordo com Jorge Cruz, coordenador do Fórum Paraense de Luta por Moradia, a área do conjunto já está consolidada há mais de 18 anos para os moradores. “Temos que resolver os problemas do Sevilha a partir do presente, deixando o passado de lado. Este espaço é uma conquista da política habitacional e quem manda aqui são vocês, moradores, e não os proprietários das grandes construtoras”, disse.
Pedro Cavalera, representante da OAB-PA, afirmou que “há 10, 15 anos atrás, só quem olhava com cara feia pra cá era o (residencial) Greenville. Hoje estão todos querendo nos tirar essa conquista. Temos que trazer as autoridades aqui para que possam nos ouvir. Temos que nos organizar , nos unir”, falou.
A população teve a oportunidade de perguntar e esclarecer eventuais dúvidas. Era evidente a preocupação de todos em relação à desapropriação, que deixou de ser apenas uma especulação e tornou-se real a partir da sistemática que o Governo do Estado vem adotando. “Sou moradora do Tapanã, e quero aqui relatar a experiência que tivemos na nossa área. Muitas pessoas não acreditavam nas reintegrações de posse, mas desde quando o Jatene assumiu o governo, elas vêem acontecendo. Se não fosse o Vereador Marquinho, a comunidade Renascer não existiria mais”, disse emocionada a líder Nazaré.
O Vereador Marquinho colocou o seu mandato a disposição dos moradores do Jardim Sevilha e falou sobre a audiência que teve com o superintendente da Caixa Econômica Federal. “Primeiramente quero dizer que ninguém vai tirar vocês daqui. Há vários instrumentos legais que podem ser utilizados nessa área. A Caixa tem que se posicionar, o que não pode é a empresa ficar intimidando vocês. Está marcado para o próximo dia 18 uma audiência na CEF, para sabermos os reais interesses deste banco público. Temos que tirar uma comissão e agendar uma audiência pública aqui no Sevilha, com a presença da CEF, do Ministério das Cidades, enfim, de todos os órgãos públicos responsáveis pela regularização fundiária”, afirmou.
Vereador assume compromisso de lutar junto com os moradores do SEVILHA |
Marquinho lembrou que a ex-governadora não cedeu às pressões dos grandes empresários, e que ficou do lado da população, pois a pressão era grande para que os mandados fossem cumpridos.
Vereador coloca o seu mandato a serviço dos moradores |
Marquinho informou ainda que no dia 29, às 15h00, terá uma sessão especial sobre regularização fundiária na câmara de Belém, através de requerimento de sua autoria, sendo que, a referida sessão será em conjunto com a câmara Federal, pois o Dep. Fed. Claudio Puty, já aprovou requerimento propondo debater o mesmo tema, com a presença da CODEM, COHAB, Ministério das Cidades, da Justiça, enfim, um grande momento para encontrarmos soluções definitivas”, concluiu o vereador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.