sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Belém sedia 12º Fórum Nacional de Dança

Vereador fala sobre a importancia do evento para a cultura amazônica
Ontem (11) o Vereador Marquinho participou da abertura do 12º Fórum Nacional de Dança. O evento tem como tema “Dança: profissão e legislação” e debaterá assuntos como: mercado de trabalho, ensino formal e informal, e políticas públicas voltadas para a dança. Além das discussões, haverá a eleição da nova diretoria do Fórum. O encontro começou ontem e será realizado até amanhã (13), no Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência. 

A mesa de abertura foi composta pelo Vereador Marquinho, que preside a Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Belém; Antonio Grassi, Presidente da Fundação Nacional de Artes – FUNARTE; Sérgio Mamberti, Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura; Rosa Coimbra, Diretora do Fórum Nacional de Dança; Heitor Pinheiro, Presidente do Instituto de Arte do Pará; Delso Cruz, representante regional do Ministério da Cultura; Gilberto Chaves, representante da Secretaria Estadual de Cultura do Pará; Lídia Albuquerque, representante da Fumbel; e Antônio Gilberto, representante das Artes Cênicas. 

Sérgio Mambert e Antonio Grassi estarão presentes no seminário do dia 27
A paraense Rosa Coimbra abriu o Fórum falando sobre a descentralização das políticas públicas para a dança. “Temos que agradecer ao Ministério da Cultura pela forma descentralizadora que está tomando, pois este é o papel do governo, envolver todas as regiões no processo de valorização cultural”, afirmou.

O Vereador Marquinho falou sobre o “Custo Amazônico”. “A Amazônia não pode ter o mesmo olhar que as regiões Sul e Sudeste. Aqui encontra-se uma das maiores diversidades culturais deste país. Quero parabenizar o Governo Federal pela democratização da cultura, chegando cada vez mais perto da população”. 

Marquinho fez questão de mencionar a necessidade de Belém ter uma Secretaria Municipal de Cultura. “Belém precisa ter a sua própria Secretaria de Cultura assim como o fundo municipal de cultura, é necessário que façamos também a reformulação do Conselho Municipal de Cultura, pois só assim Belém estará dentro das diretrizes do Sistema Nacional de Cultura”, disse.

Foto dos componentes da mesa de abertura do evento
Marquinho também apreveitou para anunciar a realização do seminário de cultura que acontecerá no dia 27 de agosto em Belém para debater o fortalecimento institucional e dos movimentos e reforçou o convite já protocolado junto ao ministério da cultura, sendo que tanto Sérgio Mambert, quanto Antônio Grassi confirmaram presença.

“O Ministério tem que estar perto de quem faz cultura. Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), mais de cinco milhões de pessoas já participaram dos Fóruns, o que representa um resgate do processo de discussão popular. Temos que discutir um Plano de Desenvolvimento Regional para a região Norte”, argumentou Delso Cruz, representante regional do Ministério da Cultura. 

Para Antonio Grassi, Presidente da FUNARTE, o Ministério da Cultura está olhando com mais cuidado para as diferenças regionais, e fez questão de frisar que é a primeira vez que o Fórum é realizado na região Norte. “Cabe à FUNARTE a tarefa de colocar a produção artística dentro do conceito antropológico da palavra ‘cultura’. Temos uma demanda enorme de representação do Brasil no exterior. A cultura tem que andar junto com a educação, pois não existe sobrevivência para a expressão cultural sem educação”, informou.

O Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Sérgio Mambert, falou sobre a construção do Plano Nacional de Cultura. “Em setembro vamos entregar à Presidenta Dilma as metas do Plano. Após concluídas, vamos levar à consulta pública por um mês para que haja novas contribuições. A Ministra Ana de Holanda tem um compromisso com a luta que estamos construindo junto com as comunidades. Estamos mobilizados para criação de um sistema de informação que será alimentado pela população. O Ministério da Cultura e o Governo Dilma estão dando continuidade às conquistas do Governo Lula, o que desmente o que alguns órgãos da imprensa estão veiculando de forma irresponsável. Estou muito honrado com o convite deste fórum. Viva a dança. Viva a cultura. Viva o povo brasileiro!”, finalizou. 

O Fórum será realizado até amanhã, 13, no Teatro Estação Gasômetro. Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.