terça-feira, 16 de agosto de 2011

Trabalhadores de transportes alternativos são recebidos na CMB


Trabalhadores ocupam galeria da Câmara Municipal de Belém
Os trabalhadores dos transportes alternativos de Belém estiveram presentes hoje na Câmara Municipal para pedir ajuda aos vereadores no processo de regularização da profissão. Os trabalhadores estão realizando várias manifestações desde a última quinta-feira (11), afim de serem recebidos pela superintendente da Companhia de Transportes de Belém, Ellen Margareth, para debaterem sobre a regularização. 

Após ocuparem a galeria da CMB, o Vereador Marquinho propôs ao vice-presidente, vereador Adalberto Aguiar, que a sessão ordinária fosse suspensa e que os trabalhadores fossem recebidos no plenário. A proposta foi colocada em votação e aprovada por unanimidade pelos líderes partidários. Uma comissão dos alternativos foi formada para iniciar o debate. 
Comissão de trabalhadores participa de debate no plenário Lameira Bittencourt
“É de extrema importância que façamos esse debate aqui na Câmara, pois temos que ter o apoio dos vereadores. Não queremos nada mais do que somente a nossa regularização para trabalharmos dentro da lei. Somos pais de família e precisamos trabalhar”, disse o líder Matosão. 

O Vereador Marquinho parabenizou os vereadores pela decisão favorável à participação dos trabalhadores. “A CMB está de parabéns. Já passou da hora da regularização desses pais de família. Para vocês terem uma ideia, as linas de ônibus Jurunas/Pedreira e Jurunas/Marambaia foram extintas, a linha Cremação está falida e a Ceasa está praticamente extinta. A população necessita do transporte alternativo, o que não pode é a prefeitura tratar a situação como caso de polícia, mandando prender os trabalhadores e os veículos. Chegou o momento da regularização”, disse. 
Vereador Marquinho fala como será o processo de regularização
Para João Francisco, presidente da CONTRACBEL, o trabalho de perueiro foi a única saída quando chegou à Belém. “Vim de Abaetetuba com minha família para melhorar de vida, mas a única saída foi o transporte alternativo, que me qualificou como motorista profissional, profissão que tenho muito orgulho de exercer”, afirmou. 

Marquinho vai entrar com uma proposta de alteração na lei orgânica para viabilizar o processo de regularização da profissão. Ainda de acordo com o vereador, a proposta de emenda será apresenta aos demais vereadores para que outras contribuições sejam anexadas, caso haja necessidade. 
Lideranças solicitam apoio do Vereador Marquinho
Na opinião de Charles Carvalho, presidente da Confederação Nacional das Cooperativas de Transportes e da Cooperativa de Transportes do Pará, é necessário que se faça uma reforma no trânsito de Belém. “Vamos entregar uma proposta de mudança na lei orgânica do município à Comissão Revisora da Lei Orgânica de Belém. Estamos aqui para regularizar a situação dos trabalhadores e não dos empresários. A distribuição de renda está aqui”, ponderou. 

Antes do encerramento da sessão, os vereadores da base aliada do prefeito Duciomar Costa retiraram-se do plenário, impossibilitando a votação dos encaminhamentos por insuficiência de quórum.O Vereador Marquinho informou que na próxima sexta-feira (19), às 10h00, terá uma audiência na CTBel para tratar sobre a regularização dos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.