Vereador Marquinho, Orlando Brito e Cristina Carvalho |
Hoje (07), a pedido dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, o Vereador Marquinho visitou mais uma vez o Pronto Socorro Mário Pinotti para buscar respostas à não entrega dos ticket alimentação desses trabalhadores. De acordo com a informação que lhe foi repassada, todos os servidores das outras secretarias estão recebendo os tickets, enquanto que na SESMA apenas os plantonistas recebem o benefício. A presidenta da Comissão de Saúde da OAB, Cristina Carvalho e o vereador Augusto Pantoja também participaram da visita.
Outra denúncia feita pelos funcionários do hospital, se refere à infraestrutura do prédio e ao não funcionamento de alguns serviços, como por exemplo a paralisação total da UTI adulta e parcial da infantil. O péssimo funcionamento dos aparelhos de refrigeração também foram citados pelos servidores, assim como a não utilização das máquinas de hemodiálise. "Há seis meses atrás estive aqui no pronto socorro e estamos de volta para confirmar as denúncias que a Comissão de Saúde da Câmara, a qual estou presidente, vem recebendo. Espero que a situação tenha melhorado, caso contrário tomaremos medidas mais enérgicas", comunicou o Vereador Marquinho.
Diretor Orlando Brito informou que PSM precisa de mais um tranformador |
Os parlamentares foram recebidos pelo diretor geral do hospital, senhor Orlando Brito. Ele confirmou que a UTI infantil não está funcionando e que a parte física da UTI adulta está pronta, porém sem equipamentos. "Procuramos ajuda do Ministério Público Estadual, através da Promotoria da infância e Juventude", informou. Ainda de acordo com o titular, o hospital possui quatro salas de cirurgia, porém duas não estão funcionando por falta de equipamentos.
Brito também informou que o pronto socorro está com uma defasagem de profissionais muito elevada. "Estamos precisando de mais 151 médicos, 139 técnicos em enfermagem, 52 enfermeiros, 36 maqueiros, 28 fisioterapeutas, entre outros. Totalizando, a nossa deficiência chega a mais de 900 pessoas", disse. Na opinião do diretor, o Hospital Mário Pinotti "precisa ter autonomia" para dar conta da demanda recebida.
O Vereador Marquinho lamentou o descaso da SESMA com o bom funcionamento do pronto socorro. "O diretor Orlando Brito é um bom gestor, porém só isso não basta. A Secretaria Municipal de Saúde deve investir mais nas Unidades Básicas de Saúde, que tem como prioridade a medicina preventiva, enxugando assim o PSM da 14. Ao invés de disponibilizarem mais recursos para este hospital, reduziram a verba de suprimento de fundo de 20 mil para 4 mil reais, o que é um absurdo. Amanhã, às 14h, na Câmara, vamos reunir com a secretária Silvia Santos para estudar os relatórios e trocar informações que serão abordadas no Seminário Municipal de Saúde, que vai acontecer nos dias 29, 30 e 31 desse mês", informou o vereador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.