terça-feira, 8 de maio de 2012

Movimento Cultural em festa: Belém terá seu Sistema Municipal de Cultura


Após a adesão de Belém ao Sistema Nacional de Cultura, o Vereador Marquinho e demais autoridades seguiram em direção à Câmara Municipal para participarem do ato de protocolo do Projeto de Lei que cria o Sistema Municipal de Cultura de Belém (SMC). Foi mais um momento histórico que ficará marcado na história da nossa cidade. Várias lideranças de diversos segmentos culturais já encontravam-se no local. Todos muito ansiosos e felizes.
Ator Paulo Ricardo entrega a Carta assinada por entidades e grupos que compõem o Forum de Cultura de Belém ao presidente da CMB

O presidente Raimundo Castro encerrou a sessão ordinária e convidou todos os presentes a ocuparem as cadeiras da CMB. Castro abriu o ato dizendo que aquele momento era inédito na história do parlamento e parabenizou o Vereador Marquinho e o Movimento Cultural pela conquista. “Temos em mãos a minuta do projeto de lei que cria o Sistema Municipal de Cultura de Belém. Vamos tentar acelerar o processo de tramitação do projeto, visando viabilizar o mais rápido possível”, informou.
Bernardo da Matta parabeniza Movimento Cultural pela força

O Vereador Marquinho fez questão de informar os benefícios que Belém vai receber com a criação do SMC. “O Sistema prevê a reformulação do órgão gestor (no caso a Fumbel), e do Conselho Municipal de Cultura, além da criação do Plano e do Fundo, estabelecendo uma política cultural fortalecida. Parabenizo o Movimento Cultural que mostrou a sua força. Tomou a iniciativa de coletar assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular, chamando atenção do poder executivo. Quero também agradecer a prefeitura de Belém que reconheceu a importância da causa e resolveu acolher o projeto do Movimento. A nossa cidade está em festa”, disse emocionado.
Lideranças culturais lotam plenário da Câmara Municipal

O parlamentar também lembrou do grande militante da cultura paraense, Valmir Bispo dos Santos. “Quero de ante mão propor uma emenda ao projeto, denominando-o ‘Projeto de Lei Valmir Bispo’, em homenagem ao nosso companheiro que representou muito bem a classe cultural.” O Vereador Marquinho parabenizou o ex-presidente Lula que em 2005 criou o Sistema Nacional de Cultura e a presidenta Dilma pela continuidade dos projetos que estão fomentando a cultura do nosso país.
Vereadores, lideranças culturais e a grande conquista

Finalizando o ato, o Secretário de Articulação Institucional do MinC, Bernardo Novais da Mata Machado, afirmou que Belém é exemplo para todo o país. “Este é o único projeto de lei que foi objeto de luta do movimento popular. Em nenhum outro lugar do Brasil houve essa proposta de iniciativa popular. É um processo inédito no Brasil. Temos certeza que esse projeto vai se transformar em lei e vai pegar”, disse. Mata finalizou afirmando que o SNC é o novo patamar civilizatório do país e que “é necessário que o desenvolvimento econômico mundial esteja interligado com o desenvolvimento cultural das nações.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.