terça-feira, 8 de maio de 2012

Com a intervenção decisiva do Vereador Marquinho, Belém adere ao Sistema Nacional de Cultura


Hoje é um dia que ficará marcado na história de Belém e o Movimento Cultural da nossa cidade tem muito o que comemorar. É que depois de muita luta e organização, a capital paraense aderiu ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). O Acordo de Cooperação Federativa foi assinado no Palácio Antônio Lemos, entre a prefeitura de Belém e o Ministério da Cultura, através do Diretor de Programas Integrados  do MinC, Bernardo Novais da Mata Machado. O grande interlocutor desse acontecimento, Vereador Marquinho, esteve presente juntamente com várias lideranças culturais.


O presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador Raimundo Castro, falou sobre a luta incansável do Vereador Marquinho. “O Movimento Cultural tem muito o que agradecer ao Vereador Marquinho que foi fundamental para a efetivação desse ato. Ele abraçou a causa representando muito bem a Câmara através da Comissão de Cultura. Este documento é um presente para o município de Belém”, disse.
Acordo é assinado entre as partes e Belém é inserida ao SNC

Bernardo da Mata, do MinC, afirmou que o objetivo do acordo é “garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes da cultura nacional”, conforme determina o artigo 215 da Constituição Federal. “Não queremos um Sistema Nacional de Cultura somente no papel, de gaveta, e sim a garantia de que as políticas culturais sejam implementadas de forma constante, independente de quem esteja no poder”, afirmou. O representante do Governo Federal também parabenizou o Vereador Marquinho. “O Brasil precisa de lideranças políticas como você vereador, que tem a capacidade de interligar sociedade e poder público”, concluiu.

Para o representante do Movimento Cultural, Augusto Hijo, do Fórum Permanente de Música do Pará, Belém só tem a ganhar com essa decisão. “Estamos muito felizes. É dessa união que precisamos: órgãos públicos, gestores, poder legislativo e movimento, pois somente desta forma o clamor da sociedade será levado em consideração”, disse emocionado.

O Vereador Marquinho iniciou a sua fala parabenizando o Movimento Cultural pela conquista e à todos os presentes pelo reconhecimento da importância da adesão de Belém ao SNC. “Todos nós estamos de parabéns. Essa é uma conquista de todos nós que contribuímos de alguma forma. Agora Belém está aberta a receber mais recursos que vão fomentar a nossa cultura e fará parte de um grande sistema que engloba ações específicas para as políticas públicas culturais”, falou.

Em seguida todos seguiram à Câmara Municipal para participarem do ato de protocolo do Projeto de Lei que cria o Sistema Municipal de Cultura de Belém. Clique AQUI e veja como foi esse momento histórico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.