Hoje foi um dia de festa para os mototaxistas de Belém, pois a minuta do decreto que regulamenta a categoria foi apresentada pela Companhia de Trânsito do Município (CTBel). A partir de agora o serviço de moto-táxi em Belém está regulamentado e os trabalhadores saem da clandestinidade. Para firmar o acontecimento, foi realizada uma sessão especial na Câmara Municipal, proposta e presidida pelo Vereador Marquinho, autor da lei municipal nº 8.741 que regulamenta a profissão dos mototaxistas na capital.
Com o plenário e as galerias da Câmara completamente lotados, o Vereador Marquinho abriu a sessão dizendo que aquele era um momento histórico para a cidade e para a categoria. O parlamentar também falou sobre o projeto de lei que estabelece o dia 10 de maio como o “Dia Municipal dos Mototaxistas”. A data faz alusão ao dia em que a lei que regulamenta a profissão foi promulgada, há dois anos atrás. “Foi exatamente no dia 10 de maio de 2010 que conquistamos essa grande vitória”, disse o vereador.
Deputado Estadual Alfredo Costa parabeniza mototaxistas pela conquista |
Várias lideranças da categoria estiveram presentes. Para Socorro Ferreira, presidenta da Associação dos Mototaxistas de Belém (ASMOTIBEL), o momento é de muita felicidade. “Estamos aqui para agradecer à todos os parlamentares e amigos que colaboraram com a nossa luta. A categoria está de parabéns, pois nunca se rendeu e sempre teve esperança de um dia chegar à este objetivo”, falou.
Para o deputado estadual Alfredo Costa, os mototaxistas não podem mais ser vistos como subversivos. “Sinto muito orgulho de ter colaborado com a vitória de vocês. A bancada do PT aqui na Câmara sempre esteve e sempre estará do lado dos trabalhadores. Quero parabenizar o Vereador Marquinho pela luta incansável”, congratulou.
Alemão emociona-se e diz que "começa uma nova era" |
O Vereador Otávio Pinheiro lembrou o ex-presidente Lula, que em 2005 regulamentou a profissão a nível federal. “Os grandes responsáveis por esse momento são vocês, mas não podemos deixar de citar as pessoas que ajudaram a tornar esse sonho realidade. Vereador Marquinho, Vossa Excelência está de parabéns pela luta. Temos também que agradecer ao ex-presidente Lula que regulamentou a profissão em todo o Brasil”, lembrou.
O autor do requerimento da sessão especial, Vereador Marquinho, iniciou a sua fala relembrando toda a luta dos mototaxistas e fez questão de agradecer a três pessoas especiais à categoria. “Primeiramente quero agradecer ao ex-presidente Lula, que regulamentou a profissão dos moto-táxis no Brasil; em segundo à ex-governadora Ana Júlia, que sancionou a lei estadual dos mototaxistas, que estava engavetada pelos governos passados; e em terceiro à presidenta Dilma, que está dando continuidade aos avanços da categoria, lançando um novo pacote de capacitação à esses trabalhadores”.
Para o diretor da CTBel, Belém só tem a ganhar com o fim do impasse |
Para o diretor de transportes da Companhia de Transportes de Belém, Paulo Serra, a partir de hoje os mototaxistas deverão demonstrar mais organização à sociedade. O titular também comemorou o consenso entre a prefeitura e os trabalhadores. “Só quem tem a ganhar com o resultado desse processo é a população de Belém”, disse.
“Obrigado meu Deus por este momento único e vitorioso.” Assim o presidente do Sindicato dos Mototaxistas Autônomos do Pará, José Ribamar, começou o seu discurso. Emocionado, Alemão não poupou elogios aos trabalhadores e disse que “uma nova era começa”. “A nossa categoria teve o apoio de muitos, mas principalmente de Deus. Me faltam palavras para agradecer aos vereadores que nos apoiaram, principalmente ao Vereador Marquinho, que em nenhum momento nos abandonou. A saga da regulamentação termina hoje, mas outras provações virão”, finalizou.
A solenidade foi encerrada ao som do Hino de Belém |
O Vereador Marquinho encerrou a sessão apresentando o projeto de lei que estabelece o dia 10 de maio como o “Dia Municipal dos Mototaxistas” e fez algumas recomendações aos trabalhadores. “Todos vocês devem apoiar os presidentes das associações e o sindicato, pois a força da categoria está nessas entidades. Precisamos garantir uma cadeira com um representante dos moto-táxi no Conselho Municipal de Transporte”, disse.
O parlamentar lamentou o fato da categoria ser marginalizada por alguns setores do Poder Executivo e Legislativo. Para o Vereador Marquinho, a categoria tem que demonstrar à sociedade que pode contribuir com a organização do trânsito da capital. “Nos ajudem a defender cada vez mais vocês. Honrem esse luta e esse nome que vocês levam no peito. Lembrem-se sempre: foram vocês que criaram a profissão dos mototaxistas, as Casas Legislativas só fizeram referendar”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.