quinta-feira, 3 de maio de 2012

PSDB e PMDB perdem militantes na nova janela de filiações

Do Valor Econômico
Dois dos maiores partidos do país, PSDB e PMDB foram, ao lado do minúsculo PCO, as únicas legendas a reduzirem o número de filiados entre outubro de 2011 a abril deste ano, segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar de ganharem 238,9 mil novos militantes, os 29 partidos registrados na Justiça Eleitoral tiveram pouca mudança no quadro de filiados – o prazo para os candidatos que querem concorrer na eleição municipal trocarem de legenda acabou em outubro do ano.
Os tucanos são os que mais tiveram desfiliações: foram 12 mil na comparação entre outubro de 2011 e abril de 2012 – meses em que a lei obriga os partidos a entregarem o cadastro atualizado de filiados ao TSE. Uma explicação para a queda é o recadastramento que a legenda fez na capital paulista, onde realizou prévias com o objetivo de escolher o candidato a prefeito.
O diretório municipal de São Paulo verificou inconsistências no cadastro e reduziu os filiados de 47,5 mil para 22,6 mil. Porém, o número final, que não consta do banco de dados do TSE, é ainda menor: cerca de oito mil militantes, de acordo com lista feita pela legenda para os pré-candidatos fazerem campanhas nas prévias. Segundo o TSE, o PSDB tem atualmente 1,3 milhão de filiados em todo país – é o quarto maior partido.
Legenda com menor número de filiados, o PCO perdeu 11 de seus 2,7 mil militantes. Já o PMDB perdeu 1,6 mil de seus 2,3 milhões de militantes e continua sendo o partido com maior número de filiados do país. A segunda maior legenda nesse quesito é o PT, com 1,5 milhão de filiados, seguido pelo PP, com 1,4 milhão.
O partido que mais cresceu foi recém-fundado PSD, formado por dissidentes do DEM e por políticos insatisfeitos em suas legendas. A sigla, que tinha 125 mil filiados em outubro de 2012, atingiu 173,8 mil em abril deste ano – crescimento de 39%. O PT recebeu 30 mil novos filiados, o PDT, 26 mil, e o PSB, 17 mil. Todas as outras legendas tiveram aumento abaixo de 10 mil novos adeptos.
O TSE não divulgou o número de novos filiados e desfiliações no período, apenas o saldo do período de seis meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.