quinta-feira, 12 de abril de 2012
Vereador reúne na Casa Esperança em busca de soluções.
Hoje a tarde o Vereador Marquinho visitou a Casa Esperança, que cuida de crianças com espectro autista. O objetivo da reunião foi encontrar soluções para os graves problemas que ameaçam o fechamento da Casa. Estiveram presentes: Dione Albuquerque, da Secretaria Estadual de Saúde do Pará (SESPA); Lúcia Lima, do Sindicato dos Psicólogos do Pará; Eterlene Castelo Duca, do Hospital Bettina Ferro; João Paulo, coordenador técnico da Casa Esperança; Sérgio Serra, da ONG AMORA; e pais de crianças portadoras da síndrome.
O psicólogo João Paulo abriu a reunião afirmando que a Casa Esperança não vai funcionar por muito tempo caso continue no isolamento. Ele afirmou que os ajustes na prestação de contas solicitados pela SESPA serão concluídos até a próxima terça-feira, dia 17. "Estamos otimistas pois há uma sinalização do secretário de que o convênio será renovado e os recursos garantidos. As nossas crianças precisam desse tratamento", disse.
A representante da Secretaria Estadual de Saúde, Dione Albuquerque, afirmou que a nova prestação de contas está sendo executada de acordo com a lei e que em breve o convênio será renovado. "Assim que a prestação de contas estiver concluída, vou precisar de 60 dias para montar um plano de ação e redigir o convênio. Vamos sentar com os representantes da Casa Esperança para que seja montada uma proposta de orçamento onde será apresentada ao secretário", informou.
Lúcia Lima, representante do Sindicato dos Psicólogos, disse que a entidade está apoiando a causa e propôs a criação de uma 'rede de parceiros'. "O sindicato está de portas abertas. Vou verificar se existe a possibilidade de indicarmos um profissional aqui para a Casa, conversando, inclusive, com o Conselho dos Psicólogos", falou.
O Vereador Marquinho lamentou a ausência da Secretaria Municipal de Saúde, que inclusive havia confirmado presença. O parlamentar informou que uma cópia do abaixo-assinado entregue pelos administradores da Casa Esperança onde solicita a doação de um terreno por parte da prefeitura de Belém, para a construção de uma sede conforme divulgamos AQUI, foi protocolado na SESMA e no gabinete do prefeito. "Também vamos dar entrada na SESPA e no gabinete do governador", disse o vereador.
Marquinho informou que vai marcar uma ampla reunião com todos os secretários municipais de saúde da região metropolitana de Belém, com os presidentes das Câmaras Municipais e com o secretário estadual de saúde para encontrar soluções aos problemas financeiros da Casa Esperança. "Também vamos tentar buscar recursos com os deputados estaduais e federais. Essa é uma luta de todos. Se cada município disponibilizar um profissional para trabalhar aqui, já será uma grande ajuda", finalizou.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.