terça-feira, 10 de abril de 2012

Comissão de Cultura e Fórum Municipal de Cultura reúnem com a prefeitura


Hoje, 10, o Vereador Marquinho, juntamente com o Fórum de Cultura de Belém, reuniu com diretores da prefeitura para discutir sobre a criação do Sistema Municipal de Cultura. Participaram da reunião a diretora geral da PMB, Ellen Vaparole; o representante regional Norte do Ministério da Cultura, Delson Cruz; o presidente da Câmara Municipal de Belém, Vereador Raimundo Castro; assessora parlamentar Ruth Rociê; o presidente da FUMBEL, Carlos Amílcar; e pelo Fórum de Cultura de Belém, participaram Leonel Ferreira, Alexandre Luz, Lélia Fernandes, Suani Correa, Arilson Campos e Claudio Carvalho.

O objetivo da reunião foi sistematizar os encaminhamentos já tirados em outros encontros, com a finalidade de encontrar uma data para a adesão de Belém ao Sistema Nacional de Cultura, já que o prefeito Duciomar Costa se dispôs a assinar o termo. De acordo com integrantes do Fórum Municipal de Cultura, a minuta do Projeto de Lei e o Termo de Adesão foram protocolados junto à prefeitura no dia 11 de novembro de 2011, sob o número 001244003, ofício 246/11. “O Fórum quer pactuar essas agendas para que o acordo federativo seja assinado, dando início ao processo da regulamentação cultural de Belém”, disse Lélia.

O Vereador Marquinho, atual presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal, disse que a intenção do movimento não é o confronto, e sim o fortalecimento deste na capital. “No seminário de cultura que realizamos ano passado foram criados o Fórum Municipal e um Grupo de Trabalho responsável pelos encaminhamentos. Inclusive o GT é formado por representantes de diversas entidades, como o Minc, a FUMBEL, a SEGEP, os segmentos culturais, enfim. Proponho que o gabinete do prefeito também faça parte desse grupo para conduzirmos o processo de forma mais ágil”, ponderou.

Os encaminhamentos da reunião foram bastante positivos e ficou acertado, a partir de uma proposição do presidente da Câmara, Vereador Raimundo Castro, que o Gabinete do prefeito e a assessoria parlamentar definirão, juntos com o prefeito, a data para assinatura do Termo de Adesão do município de Belém ao Sistema Nacional de Cultura e também encaminharão à Câmara o Projeto de Lei que cria o Sistema Municipal de Cultura.

Penso que este, é um momento histórico, onde estamos debatendo um processo importantíssimo para o município de Belém e quem sabe construindo um grande futuro para esta cidade, para seus habitantes e para todos aqueles que fazem cultura aqui. Parabenizo o movimento cultural a prefeitura de Belém, e me sinto muito feliz por estar a frente deste processo pela Comissão de Cultura da Câmara Municipal. Finalizou o Vereador Marquinho.

E ATENÇÃO! O processo de coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular não terminou. Neste domingo, dia 15, novo ato cultural tomará conta da Praça da República, com atrações musicais, teatrais, danças, enfim, tudo para garantir a força do movimento que vem tomando conta da nossa cidade. PARTICIPE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.