quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Vereador Marquinho realiza audiência pública na Fernando Guilhon


Ontem, 15, foi realizada audiência pública na avenida Fernando Guilhon, para discutir os problemas da via, como: falta de drenagem, alagamentos, unidade de saúde em estado precário, a situação lamentável das feiras e portos, e outros questionamentos do bairro do Jurunas. A reunião contou com a presença dos vereadores Marquinho e Alfredo Costa; Pedro Paulo, da Promabem; Gilmar Fretias, da Secretaria de Economia; Lena Cláudia Vieira, da Unidade de Saúde do Jurunas; e Amiraldo Souza, da Secretaria de Urbanismo. A audiência foi proposta pelo mandato do Vereador Marquinho, tendo requerimento aprovado por unanimidade no plenário da Câmara Municipal.
Vereador Marquinho abre audiência e fala sobre conquistas
O Vereador Alfredo Costa parabenizou a iniciativa do Vereador Marquinho e lamentou o estado em que se encontra a avenida. “O Marquinho tem lutado muito em busca de soluções dessa área há muito tempo. A atual gestão virou as costas para a Fernando Guilhon, qualquer chuvinha que cai alaga toda a avenida. Outra questão são as feiras que temos nessa área. Já estivemos com a secretária e ele mostrou um grande projeto, mas queremos soluções. Queremos que o projeto saia do papel. Eu e o Vereador Marquinho estamos juntos com vocês nessa luta. Podem contar com o nosso apoio”, disse Alfredo Costa.
Alfredo Costa parabeniza mandato do Vereador Marquinho
O Vereador Marquinho iniciou a sua fala falando das conquistas que o seu mandato conseguiu para a Avenida Fernando Guilhon e para o bairro do Jurunas. “Conseguimos aprovar emenda ao orçamento municipal desse ano que garante serviços de drenagem e pavimentação asfáltica do trecho compreendido entre a Avenida Roberto Camelier e Rua Bernardo Sayão. Conseguimos trazer mais recursos para a revitalização das feiras do Complexo do Jurunas, Porto do Açaí e Porto da Palha, que foi iniciativa da nossa bancada. Também aprovamos emenda para a troca de todas as luminárias da Avenida Fernando Guilhon, possibilitando mais acessibilidade e segurança aos moradores. Muitas obras que foram realizadas aqui no bairro do Jurunas são decorrentes da nossa luta na Câmara e das lideranças do bairro”, afirmou o vereador.  
Representante da Secon garante que feiras e portos serão revitalizados
Pedro Paulo, da Promabem, afirmou que para acabar com os alagamentos, estava prevista a drenagem de toda a tubulação da Avenida Fernando Guilhon, mas os técnicos detectaram um problema na rede de esgoto, no trecho entre a Travessa de Breves e a Passagem Fátima, onde a tubulação será substituída. Ainda de acordo com o representante da Promabem, a tubulação que fica no trecho entre a Avenida Roberto Camelier e a Travessa de Breves será desobstruída e a obra toda será iniciada até o dia 27 desse mês, com prazo de conclusão de 40 dias.
Diretora da Unidade de Saúde do Jurunas faz apelo aos vereadores
Lena Cláudia Vieira, gerente da Unidade de Saúde do Jurunas, afirmou que mais da metade dos atendimentos realizados pela UBS são à pacientes oriundos do interior, e que nenhem dos serviços da unidade estão paralisados, Vieira garantiu que a quantidade de médicos do posto está de acordo com o exigido pelo Ministério da Saúde. No final da sua explanação, a gerente fez um apelo aos vereadores: “O Governo do Estado disse que o número de atendimentos das unidades básicas aos pacientes do interior do Estado diminuiu, e isso não é verdade. Os pacientes conseguem comprovantes de residências de Belém, e não podemos deixar de atender. Peço que a Comissão de Saúde da Câmara converse com o Governo do Estado para encontrar uma solução para este problema e que as informações sejam repassadas à população corretamente”, solicitou.
Vereador Marquinho cobra soluções aos problemas da Fernando Guilhon
Amiraldo Souza, da Secretaria de Urbanismo, garantiu que o projeto de revitalização da iluminação pública de toda a extensão da Avenida Fernando Guilhon será aprovado no próximo dia 24 e que, após a aprovação, a empresa contratada terá 15 dias para executar a obra.

Dinho, da Secon, disse que a ideia da secretaria é discutir uma revitalização sustentável das feiras, debatendo com os trabalhadores. O representante da Secon garantiu que os feirantes terão seus direitos garantidos. Após a fala dos técnicos, a audiência foi aberta aos moradores, que fizeram vários questionamentos aos presentes.
Representante da Promabem afirma que obras vão iniciar até o próximo dia 27
Para Félix, presidente da Associação dos Feirantes do Porto do Açaí, a prefeitura de Belém “está abrindo as janelas para o rio e fechando as portas”. O feirante afirmou que se os portos desaparecerem, a cultura do bairro vai acabar. “Os portos merecem mais respeito, precisamos saber o que realmente vai acontecer com a gente”, indagou.

“Entra ano, sai ano, e tudo continua como está. Durante todo o ano a Fernando Guilhon fica alagada, mas no período das chuvas a situação piora. O melhor investimento é no saneamento básico. Para cada real que se investe em saneamento, a prefeitura economiza dez reais”, calculou o morador Marcelo Bastos.
Moradores e feirantes fazem questionamentos
Pachecão, presidente da Escola de Samba Aquarela Brasileira, afirmou que quando o Partido dos Trabalhadores estava na prefeitura, a história era outra. “Foi no governo do PT que o bairro do Jurunas foi lembrado. Depois que o PT saiu da prefeitura, o nosso bairro ficou esquecido, agora quem está olhando pra gente é o Governo Federal. É uma vergonha o que os nossos idosos estão passando aqui na Fernando Guilhon. Os canais estão abertos, arriscando pegar doenças diante da sua fragilidade”, lamentou o carnavalesco.
Autoridades e comissão de moradores eleita na audiencia
No final da reunião, foi eleita uma comissão formada por moradores da Avenida Fernando Guilhon, que ficará responsável pelo acompanhamento e fiscalização das obras que serão executadas na via. Será realizada uma reunião específica com a Secretaria de Saúde e outra com a Secretaria de Economia para discutir a obra de reforma e ampliação da Unidade de Saúde do Jurunas e das Feiras do Complexo do Jurunas e do Porto do Açai e Porto da Palha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.