PT de BH aprova continuidade de aliança com atual prefeito, mas sem PSDB
Em votação simbólica no começo da tarde de sábado (25), a corrente Articulação, com cerca de 25% dos delegados do PT de Belo Horizonte, aprovou a manutenção da aliança eleitoral com o prefeito Marcio Lacerda (PSB), mas sem a presença do PSDB. Integra essa corrente o ex-ministro Patrus Ananias, que votou com a maioria dos integrantes.
A aprovação da aliança com essa restrição, apurou a Folha, foi uma forma de responder ao PSDB, que na sexta-feira (24) se reuniu com a direção estadual do PSB e com Lacerda para entregar as suas oito exigências para a formulação da aliança, entre elas, a de palpitar e vetar o eventual nome petista que for escolhido candidato a vice na chapa de Lacerda.
Caberá agora ao PSB e a Lacerda assumirem o controle dessa negociação, de forma que as exigências do PSDB em relação ao vice do PT e as exigências dos petistas em relação à participação dos tucanos na aliança fiquem apenas no discurso.
Independentemente dessa disputa de força entre petistas e tucanos, a aprovação da aliança com Lacerda ainda não é dada como certa por ninguém dentro do PT, já que há uma quantidade considerável de militantes e lideranças a favor da candidatura própria do partido.
A favor da aliança com o PSB em Belo Horizonte está a direção nacional do PT, que já avisou ter todo o interesse nela, mesmo com a presença dos tucanos liderados pelo senador Aécio Neves, já que isso abriria caminho para os socialistas apoiarem a reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014 –possivelmente em uma disputa contra o próprio Aécio, um dos pré-candidatos da oposição.
Esse posicionamento da direção nacional tem grande peso na decisão do PT em BH.
No próximo dia 25, em um encontro municipal, todo o PT-BH deverá decidir sobre a questão.
Da Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.