quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Vereador realiza audiência pública no Porto da Palha

Marquinho dá esclarecimentos sobre audiência aos feirantes e moradores

Ontem, 22, o Vereador Marquinho realizou uma audiência pública na feira do Porto da Palha para discutir melhorias para a área e dar esclarecimentos sobre as conseqüências das obras do Portal da Amazônia para os feirantes. Estiveram presentes Major Fialho, da Polícia Militar; Paulo Serra, da Companhia de Transportes de Belém; Rogério de Oliveira, da Secretaria de Saneamento; e Bonifácio Sena, da Secretaria de Economia.
Major Fialho fala sobre ações da polícia para a feira do Porto da Palha 
O Vereador Marquinho abriu a reunião agradecendo a presença dos feirantes e dos representantes de cada órgão, e lamentou a ausência da Secretaria de Urbanismo. Em seguida Marquinho passou a palavra ao Major Fialho, que ressaltou as ações da Polícia Militar na área. “Temos um Box interativo que funciona 24 horas, e duas viaturas, sendo que, em caso de situação emergencial, reforçamos o serviço ostensivo com mais uma viatura”, disse. O major esclareceu o fato de não poder prender menores, e falou que é importante que a comunidade ajude a polícia denunciando os criminosos.
CTBel garante realização de estudo técnico para implantação de sinalização 
Paulo Serra, da CTBel, garantiu que inda esta semana vai enviar técnicos ao local, para verificar a possibilidade da instalação de um semáforo. “Podemos também verificar a implantação de uma faixa cidadã”, disse. Serra informou que será feita a sinalização de carga e descarga, e disse que a parte mais demorada é a elaboração do projeto, sendo que “a implantação é mais rápida”, finalizou.
Sesan deixa a desejar e não apresenta o projeto da Estrada Nova 
Para o Coordenador de Feiras e Mercados da Sesan, Rogério de Oliveira, há a necessidade de serem realizadas palestras de educação ambiental para os feirantes, pois este procedimento ajudaria a manter a feira sempre limpa e organizada. Ainda de acordo com Oliveira, amanhã, 24, a secretaria vai enviar servidores para limpar os bueiros e capinar os matos da área. “Temos que acabar com essa história de que as feiras de Belém são sujas. Essa falácia está deslocando os clientes para os grandes supermercados”, afirmou. O coordenador também garantiu que encontram-se no pátio da Sesan mais de mil containers, e que alguns destes serão deslocados para a feira do Porto da Palha. O Vereador Marquinho lamentou a falta de esclarecimentos por parte da Sesan, no que diz respeito às problemáticas da obra do Portal da Amazônia. “A secretaria deveria ter enviado alguém capacitado para esclarecer a situação dos feirantes e moradores, pois há muita especulação a respeito desta obra”, disse o vereador.
Secon fala sobre reordenamento da feira e conscientização dos feirantes 
Bonifácio Sena, da Secretaria de Economia, iniciou sua fala dizendo que é muito difícil fazer o ordenamento da feira, devido ser um ponto de abastecimento (carga e descarga), e que há a necessidade de realizar um trabalho de conscientização dos feirantes para melhorar essa questão. Sena também afirmou que não existe nenhum projeto na Secon que visa retirar os feirantes do local, e falou que a comissão desses trabalhadores só veio para ajudar o processo de negociação.
Vereador agradece a presença de todos e diz que ai cobrar compromissos assumidos 
O Vereador Marquinho encerrou a audiência informando que apresentou emendas para o Porto da Palha, o Complexo do Jurunas e o Porto do Açaí. De acordo com o vereador, os trabalhadores e moradores tem a obrigação de conhecerem todo o projeto da Estrada Nova, e que os feirantes não podem aceitar esse tipo de imposição por parte da prefeitura. “Se a comunidade não se mobilizar, os moradores serão expulsos para áreas muito distantes, assim como ocorreu na Doca de Souza Franco”, argumentou.

Marquinho convidou todos os presentes a participarem da grande audiência pública que será realizada amanhã, 24, às 18 horas, na Paróquia São Judas Tadeu, para debater sobre o projeto da Estrada Nova, e disse que “se a Sesan e a Seurb não apresentarem o projeto do Portal da Amazônia, na sexta-feira (25) mesmo vou entrar com recurso na justiça para suspender os trabalhos”, finalizou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.