Vereador afirma que vai acompanhar todo o processo de remanejamento |
Nesta última quinta-feira, 10, o Vereador Marquinho esteve na feira do Porto da Palha, no bairro da Condor, para conduzir audiência pública que debateu as conseqüências que as obras do Portal da Amazônia trarão aos trabalhadores. O projeto prevê a retirada da feira, com os devidos remanejamentos dos feirantes. Bonifácio Sena, chefe da Divisão de Mercados e Hortomercados da Secretaria de Economia, esteve local e deu esclarecimentos sobre este processo.
Marquinho abriu a audiência afirmando que os trabalhadores da feira do Porto da Palha devem ser comunicados de todas as etapas do processo de remanejamento, para não serem pegos de surpresa, como está ocorrendo em diversas áreas da orla de Belém, onde o projeto será implementado. O vereador também afirmou que a prefeitura deve informar qual projeto ela tem para a área, e pra que local os feirantes serão remanejados. “Se a prefeitura não disser o que de fato vai acontecer, vamos tomar as providências cabíveis”, indagou.
Diretor da Secom garante que feirantes não ficarão ao relento |
De acordo com o chefe da Divisão de Mercados e Hortomercados da Secom, Bonifácio Sena, será necessário fazer uma reengenharia, pois “o processo de remanejamento é complexo e custoso”. Sena também afirmou que os trabalhadores não ficarão ao relento e que todos serão transferidos para um local adequado, com condições melhores de trabalho. “A partir do momento em que o Porto da Palha for inserido no processo de urbanização, vamos estudar a melhor forma de transferência. É necessário que os profissionais que estão aqui interajam conosco para dar outras alternativas”, disse.
O feirante Manoel Nunes questionou a falta de segurança, sinalização e iluminação, que encontra-se em situação precária na feira. Bonifácio Sena afirmou que vai informar aos superiores e que solicitará uma intervenção da Secretaria de Urbanismo. “Quanto a sinalização, já solicitamos à CTBel que seja feito um estudo aqui na área para readequar a sinalização”, garantiu.
Manoel Nunes exige melhorias para a feira do Porto da Palha |
O Vereador Marquinho lamentou a ausência da Sesan e da Seurb, pois ambas confirmaram presença mas não enviaram representantes. Ainda segundo o vereador, será protocolado um requerimento na Câmara de Belém, exigindo que a CTBel instale um sinal na rua que dá acesso ao Porto da Palha. “A feira existe há mais de 30 anos e não vamos aceitar que a prefeitura tome nenhuma atitude arbitrária. Não adianta remanejar os trabalhadores daqui para locais distantes. Eles tem a obrigação de conseguir um local próximo e com condições de trabalho melhores, com a instalação de frigoríficos, freezer e outros instrumentos”, afirmou o vereador.
No final da audiência foi formada uma comissão de trabalhadores da feira, que terá a missão de ficar a frente das ações. A primeira tarefa será marcar audiências com os secretários da Sesan e da Seurb, para que sejam apresentados esclarecimentos sobre a situação da feira. Os integrantes da comissão são: Fátima, Fernando, Figueiredo, Gabriel, Joel, Leila e Rose.
Feirante agradece o apoio do Vereador Marquinho |
O Vereador Marquinho encerrou a audiência informando que na próxima sexta-feira, 18, será realizada uma grande audiência pública no Palácio dos Bares, para debater questões relacionadas às políticas públicas que estão afetando a vida dos moradores do distrito Dágua. E foi marcada para o dia 22 uma nova audiência na feira do Porto da Palha. Marquinho fez questão de lembrar que já foi aprovada uma emenda de sua autoria que possibilitou o envio de recursos para a feira, assim como outras localidades também foram contempladas com diversas emendas, também de sua autoria, como a drenagem e pavimentação da Passagem Marajoara, Rua São Salvador, Travessa Honório José dos Santos, a revitalização da Praça Princesa Izabel, e a construção da Praça da Juventude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.