quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Plenária Fórum de Cultura



No próximo dia 07 de dezembro (quarta-feira), acontece na Câmara Municipal de Belém, às 16 horas, mais uma plenária do Fórum de Cultura. O evento reúne produtores culturais, artistas e sociedade civil para propor políticas que constituirão o Sistema Municipal de Cultura, entre essas a criação do Fundo Municipal de Cultura e a regulamentação do Conselho Municipal de Política Cultural.

Com a aprovação do Sistema Nacional de Cultura, todos os municípios serão obrigados a criar um fundo específico para o financiamento das atividades culturais locais. A composição do fundo, sua gestão e a forma de controle social dos gastos públicos por sua vez exige a existência de um Conselho de Cultura representativo, democrático e em pleno funcionamento

Ao longo do ano, diversos segmentos culturais vêm discutindo com a Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Belém, presidida pelo Vereador Marquinho, os rumos da política cultural de Belém, já tendo sido realizada uma plenária e o Seminário Municipal de Cultura, onde foi formado um Fórum Permanente de Cultura.

Pretendemos participar ativamente da construção e implantação das políticas públicas da cultura, que atendam os operadores da cultura e a comunidade de Belém. Queremos um debate na cidade sobre o órgão gestor, sobre a Lei Tó Teixeira, sobre mecanismos de incentivo a cultura mais transparentes, como a criação do Fundo Municipal de Cultura, sobre a reestruturação do Conselho Municipal de Cultura e a formulação do Plano Municipal de Cultura com ampla participação popular.

Para dar continuidade a essa luta, convidamos tod@s à participar  desse  novo encontro,  para continuarmos cobrando uma efetiva participação do poder executivo e legislativo municipal. Por isso, participe conosco dessa ampla mobilização em defesa de políticas públicas de cultura na cidade. 

Participe!

Um comentário:

  1. Cultura em Belém se resume ao grotesco carnaval de desfile de escolas e blocos de samba e ao concurso de quadrilhas. Se depender da Fumbel o povo de Belém viveria na maior indigência cultural. Parabéns pela iniciativa, quem sabe se sacudindo a Prefeitura acorda!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.