terça-feira, 4 de outubro de 2011

A tapioca vai azedar?

"O Ministério Público do Estado (MPE) do Pará avança com a investigação que apura as fraudes em processos licitatórios na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O promotor de justiça Nelson Medrado, que é responsável por apurar o esquema no âmbito civil, analisa os processos licitatórios de obras referentes a 2003 e 2004 na Casa. Segundo a investigação, tudo indica que as irregularidades nas concorrências começaram em 2003 - quem presidia a Casa, à época, era o ex-deputado estadual e atual senador do PSDB do Pará, Mário Couto.


De acordo com Medrado, foi em 2003 que começam a aparecer nos certames as empresas de engenharia que figuram em processos fraudulentos em anos mais recentes. Uma delas é a Torres Construções, que pertence a Charles Joe, um dos empregados do engenheiro Sandro Rogério Matos. Sandro foi membro da Comissão Especial de Licitações de Obras (Celo) e é considerado peça-chave no esquema de fraudes de licitações, visto que ele arregimentava empresários para que abrissem empresas 'laranjas' para o esquema. Segundo depoimentos de funcionários do Banco do Estado do Pará (Banpará), era ele, inclusive, quem ia ao banco sacar os valores referentes às licitações.


Esta não é, aliás, a única empresa ligada a Sandro que já aparece no ano de 2003. A firma M&S Serviços Ltda., que também foi aberta por um 'laranja' a pedido do engenheiro, concorreu nos processos licitatórios de 2003 e 2004. Além disso, é entre estes anos que começa a figurar nos certames a Construtora Tapari, que o MPE já apurou ser de um sobrinho de Sandro, Paulo Gilson Matos. Também é nesse período, segundo o promotor, que entram em cena as firmas ligadas à Croc Tapioca."
A direção nacional do Partido dos Trabalhadores entrou com uma representação contra o senador Couto na direção daquela Casa. Agora, resta saber se já foi dado algum passo na tramitação da queixa, já que provas é o que não falta para incriminá-lo por quebra do decoro parlamentar.
(Informações extraídas do Portal ORM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.