Hoje (04) a Câmara Municipal de Belém realizou audiência pública através do mandato do Vereador Marquinho, para debater assuntos de interesse dos moradores da área central da COHAB, no distrito de Icoaraci. A reunião aconteceu na Igreja Pentecostal do Avivamento de Jesus Cristo, localizada no bairro Maracacuera. As principais reivindicações dos moradores foram relacionadas à segurança, saneamento básico e falta de sinalização das vias. A saúde também foi questionada durante a reunião.
Estiveram presentes o Tenente Coronel do 10º Batalhão de Icoaraci, senhor Jair da Cruz dos Santos; o inspetor de trânsito da CTBEL, João Figueiredo; o líder comunitário Raimundo Nonato Ramos; e mais de 80 moradores da área. Foram convidados a participar da audiência mas não compareceram: representante da Secretaria Municipal de Urbanismo – SEURB; da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém – CODEM; da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA; e da Companhia de Habitação do Estado do Pará – COHAB.
O Tenente Coronel Jair dos Santos abriu a reunião falando sobre as ações que sua equipe está realizando na área. “Estou sob o comando do Batalhão há nove meses e estamos intensificando o policiamento nesta área. Realizamos reuniões mensais com os líderes comunitários para sabermos o que de fato vem ocorrendo. O 10º batalhão disponibiliza um ônibus por mês para as lideranças comunitárias se deslocarem até o 1º Batalhão e conversar com o Comandante”, informou o Tenente.
O Vereador Marquinho lamentou a ausência do diretor da Sesan, senhor Ivan José dos Santos, e falou sobre as ações do mandato. “Ontem visitei a unidade de saúde de Outeiro e fiquei assustado com o que vi por lá. A unidade está em situação precária e precisa urgentemente de melhorias, o que não é diferente para as outras políticas públicas aqui de Icoaraci. As ruas estão escuras, sem sinalização para pedestres e veículos, e o índice de violência está assustador. Precisamos somar forças para mudarmos esse quadro”, disse.
José Ribamar (Alemão), presidente do Sindicato dos Mototaxistas do Estado do Pará, falou sobre a importância do policiamento ostensivo para combater a criminalidade. “O índice de assaltos cresceu assustadoramente. O sindicato já enviou vários ofícios à CTBel para melhorar a sinalização, mas até o presente momento nada foi feito”, denunciou. O inspetor de trânsito, João Figueiredo afirmou que vai elaborar um relatório e entregar à direção de transportes da Companhia para providenciar melhorias.
O Vereador Marquinho informou que fez solicitações à Secretaria de Saneamento para que seja realizada a revitalização dos canteiros da área da COHAB, e que seja implantada uma academia ao ar livre (projeto da prefeitura de Belém) no bairro. O vereador ligou para o secretário Ivan José dos Santos, e conversou com ele pelo sistema ‘viva-voz’ do aparelho celular. O secretário se comprometeu a comparecer na comunidade no próximo dia 13, com a presença do vereador, para realizar visita na área, junto com a população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.