|
Vereador Marquinho presta solidariedade aos ocupantes da área do Sisbel |
"Ocupar! Resistir! Terra não se ganha, se conquista!" Essas palavras ecoaram no acampamento do Sisbel para receber o
Vereador Marquinho. Conforme compromisso assumido ontem (
clique AQUI), o vereador compareceu no local onde estão 280 famílias sem ter onde morar. A prefeitura de Belém expulsou de forma violenta os ocupantes de uma área, alegando que as terras pertencem à Guarda Municipal.
Francisco Melo, líder do movimento, voltou a afirmar que o terreno está abandonado há mais de 30 anos e que está sem fim social. "Primeiramente, em nome de todos da ocupação, quero agradecer a vinda do
Vereador Marquinho aqui no acampamento. Não é de hoje que conhecemos o seu trabalho vereador. Muito obrigado. Queremos um projeto de qualidade para as nossas famílias, o que é direito nosso", disse o líder.
|
Marquinho coloca seu mandato à disposição dos ocupantes |
O
Vereador Marquinho parabenizou o movimento pela resistência e organização, e colocou o seu mandato à disposição. "Os poderosos tentam criminalizar o movimento social, tentando torná-lo incrédulo, e vocês estão demonstrando que a luta popular organizada pode alcançar muitas conquistas. O movimento não quer apenas ocupar a terra, mas garantir o direito à moradia digna, com saneamento básica, escolas e toda a infraestrutura necessária", afirmou o vereador.
Melo fez questão de mostrar as balas de borrachas que foram disparadas pelos guardas municipais, atingindo mulheres e crianças. O líder do movimento garantiu que a não haverá especulação de terra. "Quem quer especular não busca ajuda do movimento social", afirmou.
|
Ocupantes esclarecem dúvidas com o vereador |
"Tenho um projeto na Câmara Municipal de Belém, que determina a realização de debates sobre regularização fundiária com a participação efetiva do movimento social. Isso permite com que os projetos tornem-se mais eficientes, atendendo a real demanda do movimento", informou o
Vereador Marquinho. Ainda de acordo com o parlamentar, neste ano eleitoral o movimento tem que intervir diretamente nos debates políticos, colocando a regularização fundiária como pauta principal.
Ao finalizar a sua fala, Francisco Melo agradeceu mais uma vez o mandato do
Vereador Marquinho. "Com o apoio do mandato vamos ter orientações jurídicas, apoio político, e isso só beneficia a nossa luta. Muito obrigado vereador. A gente vai lutar pra conquistar essa área", disse.
|
Francisco Melo mostra balas de borrachas usadas pela Guarda Municipal |
O
Vereador Marquinho colocou toda a estrutura do seu mandato à disposição do movimento. "A porta do gabinete estará sempre aberta pra vocês. O gabinete é do povo. Hoje estou vereador de Belém e estou cumprindo o meu papel. Nós temos muita vontade de implantar melhorias para a população, mas infelizmente esbarramos em várias limitações impostas pelo Executivo. Tenho um requerimento aprovado na Câmara para discutir em Sessão Especial sobre reforma urbana, regularização fundiária e moradia. Assim que for definida a data, vou avisar vocês, e vamos fazer uma grande mobilização. Vamos à luta!", finalizou o vereador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.