sexta-feira, 13 de maio de 2011

Vila da Barca: mais uma vítima do descaso da saúde

Uma comitiva de vereadores visitou mais uma unidade de saúde que teve o serviço de atendimento 24 horas desativado. A visita foi realizada a pedido dos moradores da Vila da Barca e presidida pelo presidente da Comissão de Saúde da CMB, Vereador Marquinho. Também estiveram presentes os vereadores Otávio Pinheiro (PT), Alfredo Costa (PT), Amaury (PT) e Carlos Augusto (DEM).

Populares já aguardavam os vereadores, e disseram não agüentar mais tanto descaso da prefeitura com a população. “Venho pra cá de madrugada e nunca tem ficha, sempre está fechado. Tive que refazer os exames para entregar ao médico por causa da demora”, relatou a moradora Maria Madalena Barbosa.

As líderes comunitárias Maria de Fátima Sá e Santana Duarte, entregaram nas mãos do presidente da Comissão de Saúde da CMB, Vereador Marquinho, um abaixo-assinado com quase 900 assinaturas, pedindo a saída do atual diretor da unidade saúde, Cláudio Silva, e fizeram um pedido aos vereadores. “Queremos que vocês, como fiscalizadores das leis, façam alguma coisa por nós. Estamos sofrendo preconceito. É um absurdo o que esse secretário Sérgio Pimentel está fazendo com a gente. Queremos que vocês nos ajudem”, desabafou Duarte. 
Lideranças comunitárias entregam abaixo-assinado ao Vereador Marquinho

O presidente da Associação dos Moradores da Vila da Barca, Nonato Matias, compareceu ao local, e disse estar indignado com a arbitrariedade que a prefeitura está fazendo com a população. “Ao invés de adequar o posto as novas necessidades das resoluções do Ministério da Saúde, ela resolve retirar mais um direito do ser humano”, frisou Matias.

“A gente espera que a nossa unidade funcione. Tínhamos dezoito médicos e agora só tem três. Queremos a mudança urgente do diretor, não dá mais pra continuar como está. Entrego o abaixo-assinado à Comissão”, disse a líder comunitária Maria de Fátima. 

O Vereador Marquinho afirmou que as visitas vão continuar. “Hoje chegaram mais alguns pedidos de visitas. O pessoal do Sideral, da Pratinha e do Jurunas estão pedindo pelo amor de Deus. Tomamos o encaminhamento de ir às ruas visitar todas as unidades de saúde. Já estamos fazendo isso há algum tempo. Essa é a nossa obrigação”, ponderou. 
Sala de acolhimento dispõe de apenas uma maca
Marco Antônio, do Sindsaúde, estava presente, e disse que a população não merece esse tipo de tratamento. “Tem um grupo que está interessado em acabar com a saúde do município de Belém. A população não merece isso, afinal, ela paga impostos.”

O diretor da unidade conversou com os vereadores e com a imprensa em uma sala, de portas fechadas, sem que a população pudesse escutar ou intervir no debate. Do lado de fora a comunidade reclamava da atitude do diretor. “Era para o diretor estar aqui conosco e não lá dentro trancado. Ele só veio hoje porque ficou sabendo da visita”, disse a moradora Cordélia Gomes.
Secretário de Sáude não atende telefonema do Vereador Marquinho
No final, o Vereador Marquinho tentou falar por telefone com o secretário de saúde, mas ele não atendeu. “Se acontecer algum problema grave com algum morador da Vila da Barca por falta de atendimento, a prefeitura de Belém será responsabilizada criminalmente. Segunda-feira vamos nos reunir para fazer o cronograma das outras visitas. A pedido dos moradores de Águas-Lindas, estaremos lá na terça-feira”, informou o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.