A cultura teve mais uma etapa vencida em Belém. Hoje, o presidente da Comissão de Cultura da CMB, Vereador Marquinho do PT, se reuniu com várias lideranças dos movimentos culturais. O encontro foi realizado na Sala Vip da Câmara, e contou com a presença de representantes da Fundação Cultural do Município de Belém – FUMBEL.
Essa foi a segunda reunião realizada em apenas duas semanas, para tratar sobre a forma como os artistas e a cultura belenense estão sendo tratados pela prefeitura. Segundo as lideranças, os movimentos não estão sendo respeitados, e a Lei Tó Teixeira está sendo ineficiente para o movimento.
“Entendo que quando a gente cuida de dinheiro público, tem que ter o maior cuidado possível. O empresário não está interessado em projeto bom, e sim em projetos que vão lhe trazer recursos. A Fumbel precisa pensar na criação do Fundo Municipal de Cultura. A prefeitura não fomenta, não beneficia o artista, a cidade está largada. A gente precisa de ações de governo”, desabafou Paulo do Fórum Livre de Teatros.
O Vereador Marquinho disse que participou de reunião com representante do Ministério da Cultura, e que já há encaminhamentos para beneficiar a cultura em Belém. “Dia 10, às 15 horas, teremos reunião com representantes das prefeituras e Câmaras Municipais, na Estação Gasômetro, e às 18 horas acontecerá uma grande plenária no mesmo local. A ministra da Cultura deve vir à Belém em julho”, informou o vereador.
A psicóloga Keila defendeu a cultura como quesito fomentador de cidadania. “A cultura traz um resultado de cidadania imediato. É possível fazer políticas públicas atravessando a educação, saúde, cultura e demais sistemas. O que não pode é fragmentar.”
Leonel, do Fórum Livre de Teatros, falou da importância do debate. “Parece que o único mecanismo que você tem para apresentar o seu espetáculo é a Lei Tó Teixeira. A Fumbel pensa que o único mecanismo é a lei e descarta o Fundo Municipal de Cultura. É fundamental esse debate que a CMB está fazendo sobre cultura, através da Comissão Municipal de Cultura.”
Fumbel fala da importância do fortalecimento da cultura |
Lídia Albuquerque, representante da Fumbel, citou ações que podem trazer resultados. “O que se quer hoje aqui é buscar ações políticas que sejam duradouras, que sejam consistentes. Muitas vezes o que acontece são medidas subterfúgias que não resolvem. Temos que buscar logo uma conferência, pois o fórum já está acontecendo aqui”, afirmou.
O Vereador Marquinho informou que já conversou com o prefeito Duciomar Costa, e ele garantiu que já está em estudo a criação da Secretaria Municipal de Cultura e do Fundo Municipal da Cultura. Falou também da importância do envolvimento de outros vereadores para fortalecer o processo. Marquinho finalizou dizendo que todos os seguimentos e linguagens culturais devem se manifestar, garantindo uma ampla participação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.