quinta-feira, 5 de maio de 2011

Fumbel participa de reunião com movimentos culturais

A cultura teve mais uma etapa vencida em Belém. Hoje, o presidente da Comissão de Cultura da CMB, Vereador Marquinho  do PT, se reuniu com várias lideranças dos movimentos culturais. O encontro foi realizado na Sala Vip da Câmara, e contou com a presença de representantes da Fundação Cultural do Município de Belém – FUMBEL.

Essa foi a segunda reunião realizada em apenas duas semanas, para tratar sobre a forma como os artistas e a cultura belenense estão sendo tratados pela prefeitura. Segundo as lideranças, os movimentos não estão sendo respeitados, e a Lei Tó Teixeira está sendo ineficiente para o movimento. 

“Entendo que quando a gente cuida de dinheiro público, tem que ter o maior cuidado possível. O empresário não está interessado em projeto bom, e sim em projetos que vão lhe trazer recursos. A Fumbel precisa pensar na criação do Fundo Municipal de Cultura. A prefeitura não fomenta, não beneficia o artista, a cidade está largada. A gente precisa de ações de governo”, desabafou Paulo do Fórum Livre de Teatros.
 O Vereador Marquinho disse que participou de reunião com representante do Ministério da Cultura, e que já há encaminhamentos para beneficiar a cultura em Belém. “Dia 10, às 15 horas, teremos reunião com representantes das prefeituras e Câmaras Municipais, na Estação Gasômetro, e às 18 horas acontecerá uma grande plenária no mesmo local. A ministra da Cultura deve vir à Belém em julho”, informou o vereador.

A psicóloga Keila defendeu a cultura como quesito fomentador de cidadania. “A cultura traz um resultado de cidadania imediato. É possível fazer políticas públicas atravessando a educação, saúde, cultura e demais sistemas. O que não pode é fragmentar.”

Leonel, do Fórum Livre de Teatros, falou da importância do debate. “Parece que o único mecanismo que você tem para apresentar o seu espetáculo é a Lei Tó Teixeira. A Fumbel pensa que o único mecanismo é a lei e descarta o Fundo Municipal de Cultura. É fundamental esse debate que a CMB está fazendo sobre cultura, através da Comissão Municipal de Cultura.”
Fumbel fala da importância do fortalecimento da cultura
Lídia Albuquerque, representante da Fumbel, citou ações que podem trazer resultados. “O que se quer hoje aqui é buscar ações políticas que sejam duradouras, que sejam consistentes. Muitas vezes o que acontece são medidas subterfúgias que não resolvem. Temos que buscar logo uma conferência, pois o fórum já está acontecendo aqui”, afirmou.

O Vereador Marquinho informou que já conversou com o prefeito Duciomar Costa, e ele garantiu que já está em estudo a criação da Secretaria Municipal de Cultura e do Fundo Municipal da Cultura. Falou também da importância do envolvimento de outros vereadores para fortalecer o processo. Marquinho finalizou dizendo que todos os seguimentos e linguagens culturais devem se manifestar, garantindo uma ampla participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.