quinta-feira, 5 de maio de 2011

CMB condecora mães batalhadoras e de luta

A CMB realizou hoje sessão especial para homenagear o Dia das Mães. Lideranças comunitárias, mulheres de luta e aguerridas foram condecoradas com a medalha Cordolina Fontelles. A sessão contou com a participação de autoridades civis e militares, representante do prefeito, entidades de classe e dos vereadores Marquinho do PT, Teresa Coimbra, Vandick Lima, Carlos Augusto Barbosa, Walter Arbage, Luis Pereira, Miguel Rodrigues, Henrique Soares, Antônio Vinagre, Nonato Filgueira, Pio Neto e Evaldo Rosa. O evento foi abrilhantado com a participação da banda da Guarda Municipal de Belém e com o Coral da Melhor Idade do Projeto Bolonha.

Cordolina Fontelles faleceu aos 93 anos, teve nove filhos e 31 netos. Acreditava que a melhor coisa que uma mãe pode deixar para seus filhos, é a instrução moral, e sempre defendeu o diálogo entre pais e filhos. A luta de Dona Cordolina fortificou-se após a morte brutal do seu filho, então deputado estadual, Paulo Fontelles.

A Secretária Nacional de Políticas de Turismo, Ana Isabel Mesquita de Oliveira (Bel Mesquita), foi uma das homenageadas e disse sentir-se honrada por ser mulher. "Não tem mulher mais poderosa que a mulher do lar, que gerencia a vida dos filhos, do marido, e a sua própria vida. Se a mulher não tiver a capacidade e determinada a defender essa bandeira, teremos uma sociedade capenga", afirmou a secretária.
Dona Anézia recebe condecoração
O Vereador Marquinho indicou para receber a homenagem, Dona Anézia Veiga Maia, uma mulher de luta. "Dona Anézia é muito comprometida com a luta social. Ela mostrou que o lugar da mulher é em qualquer lugar que ela queira. Dona Onézia, sinta-se uma verdadeira representante das mulheres que lutam pelo Pará, por Belém, e pelo Brasil", falou o vereador.

Dona Anézia nasceu no município de Oeiras do Pará, veio para Belém buscando melhor qualidade de vida, chefe de família, com pouca formação acadêmica consegue emprego em uma fábrica de castanha que ficava localizada na estrada nova. Levada pela força das circunstâncias, começa uma bela história de luta em defesa da classe operária belenense em especial das mulheres.

Carolina Ferreira, grávida de oito meses e representante do prefeito Duciomar Costa, disse estar emocionada. "Nós que ocupamos cargos de responsabilidade perante a população, temos que nos basear no significado da palavra 'mãe'. Nós temos um dom muito especial, um milagre, um amor incondicional. Temos que nos importar com os outros, sem levar em consideração o retorno que teremos", frizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.