quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Vereador Marquinho vai à Casa da Mulher e cobra agilidade na manutenção dos aparelhos

A Casa Saúde da Mulher também recebeu hoje a visita do Vereador Marquinho, após receber denúncias de que os aparelhos de mamografia e ultrassonografia estariam parados há mais de dois anos. O Presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Belém foi recebido pela diretora da unidade, senhora Socorro Siqueira, que confirmou que o mamógrafo estava parado e a cerca de um ano não funciona a ultrassonografia.

“O nosso aparelho de ultra-som está em manutenção há mais de 11 meses. A unidade está sem ultra-som. Quanto ao mamógrafo, tivemos que parar para limpá-lo, mas quando o técnico foi trocar o produto químico, ele percebeu que o fixador está comprometido. A empresa que fornece o fixador ficou de entregar a peça hoje”, justificou a diretora.

O Vereador Marquinho questionou o tempo excessivo de espera pela manutenção de um aparelho, que poderia estar salvando vidas. “De acordo com as denúncias que recebi de algumas pacientes na Câmara, o aparelho de ultrassonografia está parado há mais de dois anos. É um absurdo ficar tanto tempo parado, já que a Sesma afirma que sobra dinheiro todos os trimestres. De acordo com os valores apresentados, daria para comprar aparelhos novos e mais modernos”, questionou o vereador.

A diretora disse que a localização da Casa da Mulher prejudica a possibilidade de atendimento mais amplo. “Temos demandas de Icoaraci, de Outeiro, das ilhas e de bairros distantes como Bengui, e Tapanã. Se a nossa unidade fosse mais próxima ao centro, conseguiríamos atender um número maior de pacientes”, disse Siqueira.


Marquinho informou que já visitou mais de 17 unidades de saúde e foi constatado que uma grande parte não realiza o exame preventivo PCCU por falta de material e profissionais. “Os serviços básicos das unidades de saúde precisam funcionar”, falou o vereador. Ainda de acordo com o Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, a prefeitura deveria realizar grandes campanhas preventivas para diminuir os casos de câncer do colo do útero e de mama, que são recordes entre as capitais do Brasil.

“A nossa intenção é fazer com que a situação da saúde em Belém melhore. Estou cumprindo o meu papel de vereador de Belém, pois sempre digo que o nosso mandato é do povo, para o povo, pois foi ele quem me elegeu. Espero que estes aparelhos voltem a funcionar o mais rápido possível, o que não pode é que mulheres deixem de obter este tipo de tratamento por falta de funcionamento de aparelhos em que a manutenção deveriam ser mais rápidas, finalizou o Vereador Marquinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.