Ontem (09/09), a campanha do Vereador Marquinho Nº13510 esteve no DABEN, mais precisamente no Bairro da Tapanã.
A luta e o compromisso do Ver. Marquinho com a cidade de Belém, com a organização dos trabalhadores, trabalhadoras e dos movimentos sociais proporcionaram grandes vitórias populares.
Através dessa atuação, ajudou a articular junto ao Gov. Ana Júlia a construção do quartel da Polícia Militar na Av. Independência, no Bengui, e o posto de policiamento na Arthur Bernardes (na área da SEFA), na Pratinha I; a Praça Iza Cunha, na Pratinha I, com Infocentro, área de alimentação, quadra poliesportiva, anfiteatro e centro comunitário; articulou a parceria entre o Gov. do Estado, através do Programa Ação Metrópole, e a PMB, através do SAAEB, a possibilidade das comunidades do Central Park, Guará e Paracuri III terem acesso ao abastecimento de água, ação para qual conseguiu aprovar na Câmara Municipal de Belém Emenda ao Orçamento, no valor de R$ 40 mil, assegurando os recursos necessários à sua realização, obra, por sinal, que esta que está sendo executada.
Foi esse compromisso que o fez conseguir junto ao Gov. da companheira Ana Júlia a implantação, na ilha do Outeiro, de 02 infocentros do programa Navega Pará, mais precisamente nos bairros da Brasília e Fidélis, que estão possibilitando a centenas de crianças e jovens de baixa renda acesso gratuito a internet e ao mundo digital; foi com esse compromisso que articulou junto a PMB a construção e equipamento da creche-escola na Comunidade Duas Irmãs, no bairro da Pratinha II; drenagem e pavimentação asfáltica da Área Central da COHAB em Icoaraci; troca do sistema de iluminação pública e pavimentação asfáltica da Comunidade Bosque Araguaia, iluminação pública nos bairros do Tapanã, Icoaraci Pratinha I, Partinha II, Central Park, Paracuri III, Guará e Área Central da COHAB.
Foi essa luta que o fez aprovar emendas na Câmara, visando a revitalização da Praça da Área Central e do Canteiro Central da COHAB, em Icoaraci. É essa luta e esse compromisso que fazem do Ver. Marquinho (13510) uma voz imprescindível, em favor do povo de Belém, na Câmara Municipal.
O Vereador Marquinho assumiu a Presidência da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Belém (CMB) e inovou no processo de fiscalização. Organizou visitas nas unidades de saúde do município, cobrando do executivo a aplicação de uma política de saúde mais eficiente para população. A atuação do Vereador Marquinho acontece sempre com a participação de várias organizações sociais da cidade de Belém. Foi com essa força que o Vereador Marquinho aprovou, no plenário da CMB, convocação da SESMA para prestar contas dos recursos da saúde e sua aplicação nos diversos programas sob sua responsabilidade.
O Vereador Marquinho estabeleceu calendário de visitas nas UBS's, Casas Saúde da Família, HPSM da 14 e do Guamá, apresentando relatórios de todas as visitas, cobrando melhorias na estrutura e no atendimento à população. Sua articulação junto ao Ministério da Saúde garantiu, via PMB, recursos para reforma de várias dessas unidades de saúde, entre elas: UBS da Condor, Cremação e Casa Família da Radional II, UBS e casas famílias da Terra Firme, Guamá e casas de saúde mental.
Garantiu recursos, através de emendas parlamentares, para reforma da Casa AD (Álcool e outras Drogas), construção do Centro de Atendimento em Doenças Neurodegenerativas.
O Vereador Marquinho é autor da Lei que Regularizou a Profissão de Mototaxista em Belém, Lei nº. 8.741/2010.
O Vereador Marquinho, na Presidência da Comissão de Cultura da CMB, iniciou uma grande luta junto com o movimento cultural de Belém pela implantação do Sistema Municipal de Cultura. Desta forma, garante mais uma conquista histórica do movimento cultural da cidade com a Lei nº 8.943/2012 denominada “Valmir Bispo dos Santos”. A lei prevê a revitalização do Conselho Municipal de Cultura, cria o Fundo Municipal de Cultura e estabelece o percentual mínimo de 2% do orçamento anual do município de Belém para a política cultural. Agora, a luta é para Criação da Secretaria Municipal de Cultura.
O Vereador Marquinho articulou junto ao Gov. da companheira Ana Júlia, à Superintendência do Patrimônio da União e à CODEM um amplo debate sobre Regularização Fundiária em Belém, especialmente nas áreas da Pratinha I, Pratinha II, Tapanã, Parque Verde, Icoaraci, Outeiro, Telégrafo, Pedreira, Jurunas, Condor, Cremação, Guamá, Terra Firme, e está beneficiando diretamente algumas comunidades desses bairros, ameaçadas de expulsão das suas moradias pela especulação imobiliária, tais como: Central Park; Dorothy; Pe. Josimo; Esperança; Guará; Paracuri III; Nossa Senhora do Carmo; Morada do Sol; Eliza Branco; Rui Barata; Davi Silva e Renascer. Além de uma intensa luta pelo direito de morar, na comunidade Renascer, já tendo conseguido a derrubada de várias liminares de reintegração de posse nesta comunidade, assegurando a 600 famílias o direito a um teto para morar.
Pelo seu histórico de luta e compromisso o companheiro Ver. Marquinho está credenciado a ser, mais uma vez, o seu representante na Câmara de Vereadores de Belém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.