Prefeito petista Eduardo Tadeu, presidente da Associação Brasileira dos Municípios, fala sobre o modelo democrático de administração municipal
O sucesso das prefeituras com administração de gestores petistas vem da iniciativa de trabalhar com um modelo diferenciado, que é o orçamento participativo e na avaliação do presidente da Associação Brasileira dos Municípios (ABM), Eduardo Tadeu, esta é uma ferramenta de gestão preconizada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“A ONU diz que é importante que as prefeituras adotem mecanismos de participação nas decisões orçamentárias do município, então é uma ferramenta de gestão que traz a população para o debate das necessidades das diversas regiões do município”, afirmou.
Tadeu reforça ainda que o orçamento participativo é uma escola de cidadania.
“Através da participação da população no debate sobre o orçamento da cidade a população acaba aprendendo coisas importantes para participação das ações de desenvolvimento sócio econômico”.
Segundo ele, o orçamento participativo garante que todos os bairros tenham acesso a recursos de acordo com as necessidades e aquela comunidade discute o que é orçamento, o que investimento, o que é custeio e passa a entender o que a aplicação dos recursos do município.
“O orçamento participativo é um mecanismo que tem servido para garantir investimentos em todas as regiões da cidade, orçamento é uma ferramenta de gestão e uma escola de cidadania onde as pessoas as pessoas aprendem a importância da sua participação e como se tornam sujeitos da sua própria história”, finalizou Eduardo Tadeu.
(Gustavo Toncovitch e Neide Freitas – Portal do PT)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.