quarta-feira, 29 de junho de 2011

Senador Tucano será investigado pelo Supremo


Os dois maiores jornais de circulação do Estado do Pará divulgaram que o PT nacional protocolou ontem (28) uma representação na Procuradoria Geral da República, solicitando do Supremo Tribunal Federal a instauração de inquérito e posterior ação penal contra o senador Mário Couto (PSDB). O tucano é acusado de participar ativamente das fraudes a licitações na Assembleia Legislativa do Pará, na época em que foi presidente. 

Segundo o documento, Couto teria cometido vários atos que levaram à sérias ilegalidades, improbidades administrativas e crimes. O tucano utilizou-se do seu cargo de presidente para nomear vários servidores, entre eles, Sérgio Duboc, homem de confiança do senador. Duboc foi nomeado por Couto para assumir o comando do Departamento de Trânsito do Pará e deixou o cargo após as investigações das fraudes na ALEPA. Sérgio Duboc teve a prisão preventiva decretada no último dia 15 e, desde então, se encontra foragido.

Por se tratar de um senador da República, a competência para a instauração de inquérito é do STF. O documento foi protocolado pelo presidente do PT, Rui Falcão, que estava acompanhado dos deputados federais petistas do Pará Zé Geraldo, Beto Faro e Cláudio Puty, e do presidente regional da sigla no Estado, João Batista.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Vereador critica mortes no campo


Este vídeo contém as falas do Vereador Marquinho feitas hoje na tribuna da CMB. Primeiramente o vereador criticou as mortes no campo que voltaram a ocorrer com grande frequencia no nosso Estado, resultado da falta de investimentos em políticas públicas do governo Jatene nesta área.
Em um segundo momento, quando acusado por um vereador tucano de está promovendo a invasão de terras, Marquinho disse que apoia SIM a luta de famílias que lutam pela dignidade à moradia, e que vai continuar lutando pelos moradores do Tapanã. "Eu exijo que Vossa Excelência me respeite. Meça as suas palavras antes de disseminar falácias vereador", disse Marquinho.

Leia abaixo o discurso:



"Senhor presidente desta Casa, senhore(a)s vereadore(a)s, eu estou pedindo para inserir nos anais da Câmara, a matéria de ontem do O Liberal e do Diário do Pará que falam sobre a invasão do PDS Esperança em Anapú, uma área defendida pela Irmã Dorothy (Stang), inclusive um dos motivos pela qual ela foi assassinada.
Eu trago essa questão para o debate de hoje por que, infelizmente, a partir de janeiro desse ano, com a coincidência da posse do governador Simão Jatene, a violência explodiu no campo. Várias lideranças sindicais assassinadas, a impunidade impera nesse Estado, e o que é pior: o governo do estado numa inércia, não toma atitude. O governador Simão Jatene até hoje não disse à que veio, e não diz uma palavra sequer sobre esses assassinatos que estão acontecendo, e o medo impera no campo, a impunidade, porque o que leva os madeireiros e pistoleiros invadirem o PDS Esperança? É a certeza da impunidade, porque sabem que hoje tem um governo que não tem tomado atitudes contra essas questões.
Portanto eu quero aqui fazem um apelo à esta Casa: vereadores e vereadoras do município de Belém, que nós possamos fazer uma manifestação, cobrar do governo do Estado ações concretas. Nós não podemos mais admitir que nos tempos atuais, essa violência barbárie continua da forma como está. Não podemos admitir que as pessoas queiram resolver as coisas na bala, tirando a vida dos outros.
Também eu quero fazer um apelo às lideranças políticas do estado do Pará: nós que defendemos os direitos humanos, defendemos a vida, temos que nos unir contra essa barbárie que está acontecendo no estado do Pará. Denunciar ao Ministério Público, à Justiça, chamar o governo federal novamente pra intervir no estado do Pará, provocar a ONU se for necessário, mas o Pará não pode ser mais visto da forma como está.
Eu quero aqui fazer um apêlo ao governador Simão Jatene: que tome atitude efetiva. Governador Simão Jatene, acorde! Acorde! Está na hora de começar esse governo! Está na hora desse governo começar a agir! Por que até hoje não tem nenhuma ação concreta que possa dizer: “Esse governo está fazendo algo pelo Pará.” Infelizmente está aí o retrato da gestão atual: a violência explodindo no campo e na cidade.
Uma ação do governo da ex-governadora Ana Júlia, que foi tirar a PM das instituições para colocar nas ruas, falta acontecer agora no governo do Simão Jatene. Tem um denúncia no jornal O Liberal de domingo (26), dizendo o presidente da Assembleia Legislativa, Pioneiro, tem usado até de escolta policial rodando com ele, ou seja, a polícia militar servindo de segurança particular, enquanto que a população está aí na rua sendo assaltada, assassinada, as lideranças sindicais sendo assassinadas no campo, sem a proteção familiar, enquanto que a polícia está nos gabinetes, nas instituições...
Portanto eu quero aqui, com este requerimento, chamar a atenção da sociedade, das autoridades, desta Casa, do governo estadual, da Assembleia Legislativa, da barbárie que está acontecendo nesse Estado.
Dezessete assassinatos este ano, invasão do PDS Esperança, mortes acontecendo nas cidades, portanto, onde nós vamos parar? Infelizmente, o retrato do Pará hoje, é do Pará da violência, da impunidade, da morte no campo e na cidade.
Eu peço o apoio de todos os vereadores e vereadoras, pra que a gente possa aprovar esse requerimento, e através de atitudes concretas, combater a grilagem, a pistolagem, a violência no campo, o desmatamento ilegal, e todos aqueles que tem feito do Pará um Estado de violência . Inclusive quinta-feira agora (30) eu estou puxando uma audiência pública lá no Tapanã. Estou convidando Ministério Público, OAB, Coden, Cohab, Tribunal de Justiça, Ouvidoria Agrária, porque eu não posso aceitar, admitir que lá no bairro do Tapanã, por exemplo, 22 reintegrações de posse para serem realizadas sem que a Justiça faça uma mediação pra buscar alternativas pra essas pessoas, e pode ter certeza, eu vou lutar para que aquelas pessoas lá do Tapanã tenham direito à dignidade, tenham direito a moradia.
O Governo Federal lançou o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, a Caixa Econômica está negociando terrenos, os donos das áreas podem negociar seus terrenos com a CEF pra construção de casas populares nessas áreas.
Portanto, eu vou estar junto com o povo do Tapanã, lutando pra que essas pessoas tenham direito a moradia."
Vereador Marquinho

Mototaxistas pedem apoio ao presidente da CMB

Hoje os mototaxistas foram recebidos pelos vereadores Marquinho e Raimundo Castro para tratarem sobre alguns pontos de discussão que surgiram na lei que regulamenta a profissão desses trabalhadores. De acordo com o presidente do Sindicado dos Mototaxistas do Pará, Alemão, a categoria foi recebida pelo gabinete do prefeito Duciomar Costa, porém nada foi acordado. "Viemos aqui solicitar a presença do presidente Castro e do Vereador Marquinho para reunirmos no dia 7 de julho com a doutora Hélen Zaparole", afirmou Alemão. Tanto Marquinho quanto o presidente Castro confirmaram presença.

A insustentável criação de novos Estados

Walter Pinheiro questiona a onda separatista
A divisão territorial é tema recorrente em nossa história desde as capitanias hereditárias. Garantida a unidade do imenso território pela Coroa portuguesa, em oposição ao esfacelamento da América hispânica em diversas nações, a partição e às vezes união das capitanias dominou os interesses de nossas primeiras elites como forma de ampliar seu poder econômico ou político.
Foi assim na Colônia, no Império e tem sido na República. Em todos esses períodos, o território nacional foi mantido, e até mesmo ampliado, como com a aquisição do Acre à Bolívia, mas sua divisão interna não conseguiu resistir aos mais diversos argumentos separatistas, que resultou em nossos 27 Estadose mais o Distrito Federal.
Questões de segurança eleitoral levaram à fusão do antigo estado da Guanabara com o Rio de Janeiro, e a necessidade de formação de maioria parlamentar no tempo em que senadores “biônicos” eram eleitos pelas Assembléias Legislativas justificou a criação do Mato Grosso do Sul.
As imensidões territoriais de alguns Estados ainda alimentam projetos separatistas. A minha querida Bahia é pressionada para ceder sua parte oeste para a criação do Estado do São Francisco; o Pará, pretendem dividi-lo para dar lugar aos Estados do Tapajós e de Carajás; no Piauí, a metade sul daria lugar ao Estado da Gurgueia, o mesmo ocorrendo ao Maranhão, para formar o Maranhão do Sul.
Dividir para governar é o lema dos separatistas de hoje. Eles sustentam seus argumentos na ausência do Poder Público de suas regiões distantes do centro de decisões do governo, geralmente no litoral.
Mas se isso foi uma verdade até o passado recente, não se pode afirmar que a distorção continue. Ao contrário, ao longo dos últimos oito anos, o país assiste a imenso volume de obras em suas áreas mais remotas.
A própria pujança econômica de algumas dessas áreas que hoje se propõem desmembrar resulta dessas ações de governo com investimentos em infraestrutura de transportes e comunicações e de financiamentos que proporcionaram o seu desenvolvimento.
Mas como no Brasil a divisão de recursos obedece à lógica da densidade populacional, com a divisão esse crescimento poderia sofrer um revés no que tange à transferência de recursos para os novos Estados, pois suas áreas são grandes vazios demográficos. Em outras palavras, os novos estados nasceriam mais pobres do que são hoje.
Há ainda a considerar os custos de instalação de um novo estado. De acordo com estudo do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), eles giram em torno de um bilhão de reais, recursos que seriam desviados das áreas de infraestrutura, da educação, da saúde e da segurança pública para custear a instalação dos três poderes em cada nova unidade federativa. Ou seja, o apoio reclamado a essas áreas continuaria faltando ou até se acentuaria pela escassez dos recursos.
Tamanho não é documento quando o assunto é estado. Se a extensão territorial o condenasse ao atraso, a Califórnia, terceiro em extensão territorial, não seria o mais rico dos Estados norte-americanos. E o nosso querido Sergipe seria a mais próspera das nossas unidades federativas.
Walter Pinheiro é senador pelo PT da Bahia.
(Fonte: Correio do Brasil)

Aécio pendura mais um tucano desempregado de Mato Grosso na conta do contribuinte mineiro



O consumidor mineiro da CEMIG que paga sua conta de luz e impostos com o suor do seu trabalho está sendo obrigado a sustentar um político tucano desempregado pelo povo Mato Grosso.
O ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB/MG), perdeu as eleições para governador de Mato Grosso em 2010, mas ganhou a boquinha de consultor na estrutura da estatal CEMIG (Centrais Elétricas de Minas Gerais), alojado no Conselho Consultivo da Taesa – Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. (Controlada pela CEMIG).
O convite para o cargo teve o apadrinhamento do senador Aécio Neves (PSDB/MG) e do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, ambos do PSDB.
Desta forma, Aécio Neves repete a fórmula utilizada por José Serra (PSDB/SP), quando era governador de São Paulo, de nomear “companheiros” desempregados do Brasil inteiro, em troca do apoio para sua candidatura a presidência em 2010.
Santos confirmou que o povo de Minas Gerais lhe paga um salário de aproximadamente R$ 10 mil mensais para participar de uma reunião por mês.
(Blog "Amigos do Brasil")

Urubólogos quebram a cara: Concursos federais continuam bombando

Deu no jornal "O Dia" do Rio de Janeiro: "Listão de concursos tem 50 mil oportunidades" - "União, Estado e municípios oferecem 50.074 chances"

A lista extensa inclui vagas desde as prefeituras do estado do Rio. Selecionamos alguns números das vagas federais para ilustrar o quanto o noticiário terrorista dos urubólogos no início do ano foi mentiroso (e o pior é que muita gente boa que apoiou Dilma nas eleições passadas ainda anda acreditando e reproduzindo estes noticiários, e ficando contra a Presidenta com base em "reporCagens"):

AERONÁUTICA
Vagas: 215
Escolaridade: Nível Fundamental
Prazo: 4 de julho
Edital: www.fab.mil.br

INFRAERO
Vagas: cadastro reserva
Escolaridade: níveis Médio e Superior
Salário: até R$ 4,8 mil
Prazo: até as 14h de 8 de julho
Edital: www.concursosfcc.com.br

FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS — FINEP
Vagas: cadastro de reserva
Escolaridade: níveis Médio e Superior
Salário: R$ 6 mil
Prazo: até 3 de julho
Edital:www.cesgranrio.org.br

CONCURSOS PREVISTOS

UNIVERSIDADES FEDERAIS
Vagas: cerca de 13 mil
Escolaridade: Nível Superior
Salário: de R$ 782,50 a R$ 3.916,88

IBGE — TEMPORÁRIOS
Vagas: 4.400
Escolaridade: níveis Médio e Superior
Edital: previsto para julho

MINISTÉRIO DO TRABALHO
Vagas: 600
Escolaridade: Nível Superior
Salário: R$ 13 mil
Prazo: em 2012

INSS — PERITOS
Vagas: 500
Escolaridade: Nível Superior
Salário: R$ 4 mil

POLÍCIA FEDERAL
Vagas: 1.352
Escolaridade: Nível Superior
Salário: R$ 7.514, 33

Para conferir os concursos do Estado e das Prefeituras leia aqui.
(Fonte: Blog Amigos do Presidente Lula)

Marca Dudu

O juiz federal Hugo Sinvaldo Silva Gama Filho anulou a concorrência pública, feita pela PMB em 2006, que selecionou a Construtora Andrade Gutierrez para realizar as obras do "Portal da Amazônia", o juiz ainda anulou as licenças ambientais concedidas para a referida obra, tanto da Semma(municipal) quanto da Sema(estadual).
Segundo o juiz, "O farto elemento probatório está a comprovar que a instauração do procedimento licitatório em evidência, obra potencialmente ofensiva ao meio ambiente, se deu sem que se tenha elaborado Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Estudo de Impacto Ambiental em total desrespeito à Constituição Federal, à Lei nº8.666/93 e outras normas infraconstitucionais."
Por conta dessa vontade de agir à margem da lei, um secretário foi afastado e o CREA foi "desconvidado" de participar do Conselho Gestor do Portal. Bem característico do estilo do prefeito, cujas obras são verdadeiras agressões à lei. Faltava essa. Faltava.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Vitória de Graziano amplia ação global do Brasil, projeta Dilma e favorece o passo seguinte de Lula

Numa eleição acirrada, em que votaram 180 países, o ex-ministro do governo Lula, José Graziano da Silva, superou por 4 votos o adversário espanhol, Miguel Angel Moratinos, na disputa pela sucessão de Jacques Diouf no comando da FAO, encerrada neste domingo , em Roma. O Brasil conquista assim seu primeiro posto de relevo entre as organizações internacionais, com um candidatura indissociável da luta contra a pobreza e a desigualdade. Não por acaso, antes da votação, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, elogiou o espanhol  Miguel Angel Moratinos, candidato   que carregava o fardo do protecionismo agrícola das nações ricas contra os pobres. A vitória brasileira reposiciona o papel da FAO no cenário internacional. O que se espera agora é um organismo renovado que passe a ecoar, de fato, os interesses Sul-Sul, na luta por um desenvolvimento feito de segurança alimentar e maior  justiça social. Criador do Fome Zero, Graziano é um crítico da especulação financeira decorrente da desregulação do sistema bancário promovida pelo neoliberalismo. Ao contrário de seu adversário espanhol, em diversos pronunciamentos e artigos ele destacou a influência nefasta dos capitais especulativos na formação dos preços dos alimentos, gerando flutuações abruptas que asfixiam produtores e agravam a fome nos países pobres. A vitória do ex-ministro e amigo pessoal de Lula não pode ser entendida sem o pano de fundo da crise mundial que evidenciou o crepúsculo de uma agenda ortodoxa até então hegemônica. Por mais de 30 anos, ela subordinou o destino das nações e a segurança alimentar da sociedade  às supostas virtudes dos 'livres mercados', cujo saldo mórbido é o desconcertante paradoxo de um planeta que reúne um bilhão de famintos em pleno apogeu da tecnologia agrícola. A sucessão na FAO influenciará
 também a ação internacional de Lula que trabalhou intensamente nos bastidores da campanha, em contatos com chefes de Estado, sobretudo da África e América Latina. O  líder brasileiro passa a desfrutar agora de uma âncora institucional para seus projetos de cooperação entre América Latina e África, com base nas políticas sociais bem sucedidas de sua gestão. Para o governo Dilma, que se empenhou decididamente na eleição de Graziano, numa ação firme e centralizada no Itamaraty, a vitória é um trunfo que reafirma a liderança e a credibilidade do Brasil junto aos países pobres. O conjunto desagrada os que torciam por uma derrota para transformá-la no atestado de óbito de uma experiência de governo que, com todos os percalços, assumiu contornos de uma nova referência de desenvolvimento, cujos resultados impuseram um revés  superlativo ao neoliberalismo tropical. 
(Carta Maior; 2º feira, 27/06/ 2011)

Retirando a PM das ruas

é muito grave a denúncia que a coluna repórter 70, de O Liberal, fez nesse final de semana quando informou que o presidente da Alepa, Manoel Pioneiro, possui um verdadeiro aparato policial a seu dispor como se fosse uma milícia particular. Todos lembram que, quando Ana Júlia Carepa assumiu o governo, mandou ofícios a diversos orgãos públicos que tinham à sua disposição contingentes de policiais militares os fizessem retornar ao orgão de origem a fim de que tornassem à função original de policiamento ostensivo em todo o território estadual. Mesmo com a má vontade demonstrada por alguns desses orgãos, ainda assim, foi possível adicionar à segurança pública cerca de 600 policiais.
Infelizmente, parece que está de volta a prática de usar PMs como segurança privada, comprometendo a qualidade na prestação de um serviço tão essencial. Mesmo com toda a festa e contorcionismo numérico para mostrar redução nos índices de criminalidade, os fatos desmentem tais anúncios e a violência é estampada diariamente nas páginas dos jornais, muito por conta de práticas como a aqui citada.

A invasão dos hackers

Todos sabem que o prefeito Duciomar é parece aquele técnico de futebol que quando o time ganha diz, eu ganhei porque dei aquele nó tático no adversário e mexi no time na hora certa e blábláblá; quando o time empata fala, nós empatamos porque houve uma certa desobediência às determinações e blábláblá; e quando o time perde fala, eles perderam porque não fizeram nada do que eu mandei e blábláblá.
Com o prefeito ocorre o mesmo. Se há dezoito mil casos de dengue, ele justifica porque a população deixa água empoçada, não limpa seus jardins e etc; se o lixo acumula nos quatro cantos da cidade, a culpa é exclusivamente da população que coloca seus resíduos na rua fora de hora; e se o trânsito congestiona, a culpa é da população que só escolhe as vias mais congestionadas para locomover-se.
Com essa invasão de hackers á página da PMB, no último final de semana, espera-se que o nosso alcaide não transfira a responsabilidade para o conjunto da população e retire a mesma do ar definitivamente, sob a esfarrapada desculpa de mau uso social. Legalmente, ele é obrigado a manter a população informada a respeito do que faz(ou não faz) e nada justifica qualquer sumiço.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Comunidade terá água tratada

Técnicos da SAAEB explicam à população como será implantada a rede
Ontem (22), integrantes da equipe do mandato do Vereador Marquinho acompanharam uma equipe de técnicos da SAAEB, nas comunidades Paracuri III, Guará e Central Parque. A visita técnica aconteceu para retirada das medidas das ruas e alamedas da área, para implantação da rede de abastecimento de água tratada.
Foram realizadas as medições da área
A realização desses serviços é uma conquista da comunidade, que procurou o Vereador Marquinho para intervir na negociação junto à SAAEB. De acordo com a engenheira Evelin Cruz, após a medição da área será realizado o  fechamento do orçamento da rede e repassado à diretora Maria da Glória Albuquerque, que afirmou marcar reunião com a agente distrital de Icoaraci, Ivy Potella, e o Vereador Marquinho.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Como se tornar uma pessoa interessante

Em um texto fantástico publicado no seu blog, Russel Davies - planejador de marketing que todos deveriam conhecer - conta que o futuro nos negócios criativos está reservado às pessoas interessantes. Segundo ele, as pessoas empregarão e trabalharão com gente interessante. Diante disso, com a propriedade de quem já foi diretor de marca da Nike e diretor de planejamento da Wieden + Kennedy, ele dá 10 dicas preciosas para quem quiser se enquadrar nesse contexto. Segundo o Russel, colocando-os em prática, você já se sentirá mais interessante em questão de semanas. Vale a pena.

Para elaborar seus pontos, ele se baseou em duas premissas:

Para ser interessante é preciso ser interessado: Você tem que encontrar o lado interessante de tudo. Você deve ser bom em perceber as coisas, em ouvir, em encontrar pessoas (e coisas) interessantes – e eles também te acharão interessantes.

Pessoas interessantes são boas em compartilhar: Você não consegue se interessar por alguém que não te conta nada. Compartilhar, porém, não tem nada a ver com falar, falar e falar. Significa compartilhar suas ideias, deixar as pessoas brincarem com elas, e ser bom em contá-las sem ter que falar de si mesmo.

Seguem as dicas:

1. Tire pelo menos uma foto todo dia. Poste-a no Flickr.
Carregue sempre uma câmera. Se tem uma no telefone celular, já ajuda. O ato de levar sua câmera a todo lado e sempre manter os olhos abertos para possíveis fotos mudará a maneira como você vê o mundo. Isso faz com que você perceba mais coisas. Deixa você ligado em tudo ao seu redor. Além disso, postar suas fotos no Flickr (ou outros sites de compartilhamento de fotos) significa que você estará compartilhando. Fica público. Isso fará você pensar um pouco mais sobre o que irá fotografar e gerará diálogos sobre suas imagens.

2. Monte um blog. Escreva nele pelo menos uma frase por semana.
È muito fácil. Além disso, vai ser impossível você se limitar a uma só frase. Você vai querer escrever mais. É fácil rotular blogs como uma forma de jornalismo banal, mas, de certa forma, isso é uma força a seu favor. Blogueiros não saem para investigar coisas (a maioria), não estão em lugares chiques, ninguém dá histórias a eles e, portanto, tem que construir com o conteúdo presente na própria vida. Isso fará você perceber as coisas que os outros não vêem. Ao sentir a necessidade de escrever sobre algo, fará você prestar mais atenção às coisas, sair e ver novidades, carregar um notebook – deixará você antenado no mundo.

3 – Mantenha um scrapbook
Todas as pessoas interessantes e criativas com quem trabalhei já tiveram scrapbooks. Eles são sempre estimuladores de ideais e o aspecto físico desses cadernos trazem benefícios para o processo. Além disso, conjunções inesperadas que você terá com a aleatoriedade dos scrapbooks podem te levar a algumas das suas melhores ideias.

4. Toda semana, leia uma revista que nunca leu antes.
Pessoas interessantes são interessadas em todo tipo de coisa. Isso quer dizer que exploram todos os tipos de mundo, vão a lugares que não esperariam gostar, e buscam sempre o que há de bom e interessante lá. Uma ótima maneira de fazer isso é por meio das revistas. Revistas especializadas permitem que, da poltrona da sua casa, você explore o sistema solar das atividades humanas . Experimente. È fantástico.

5. Uma vez por mês, entreviste alguém por 20 minutos e descubra como elas se tornaram interessantes. Faça podcasts das conversas.
Mais uma vez, ser interessante é ser interessado. Entrevistar é fazer que a outra pessoa se torne uma estrela. Poder ser qualquer um: um amigo, um colega, um estranho, qualquer um. Encontre o que há de interessante a respeito de cada um deles. Entrevistar fará você parar um pouco e te forçará a escutar. Uma boa coisa para praticar. Criar Podcasts é compartilhar. Compartilhar é algo com o qual você deve se acostumar.

6. Colecione algo
Pode ser qualquer coisa. Mas prefira se tornar um especialista em algo inesperado e que poucos colecionem. Desenvolva uma paixão. Aprenda como comunicar isso a outras pessoas sem assustá-las. Encontre as outras poucas pessoas que dividem esse mesmo interesse. Aprenda a se tornar útil nessa comunidade.

7. Uma vez por semana, sente-se em um café por uma hora e ouça a conversa dos outros. Faça anotações. Poste sobre esses assuntos no seu blog (com muito cuidado).
Passeie um pouco pela vida das pessoas. Ouça seus discursos padrões e suas preocupações. Coloque-as no papel. Mas não deixe que as pessoas o vejam – tente não apanhar. Também não aja de forma forçada, pulando de mesa em mesa para ouvir a melhor conversa. Apenas escute as que surgirem no seu caminho.

8 – Mensalmente, escreva 50 palavras sobre uma peça de arte visual, um texto, uma música e um trecho de filme. Se puder, faça o mesmo para outros tipos de arte. Poste-as no seu blog.
Se quiser trabalhar em negócios criativos (e logo todos serão assim), terá que se acostumar a ter um ponto de vista sobre coisas artísticas. Mesmo se não for tão ligado às artes, você terá que se sentir confortável em expressar uma opinião sobre coisas que não sabe como fazer ou criar, como música ou poesia. Com a prática, você melhorará cada vez mais. Compartilhando esses pensamentos, a evolução será ainda maior.

9. Crie coisas
Faça alguma coisa manual. Crie algo do nada. Podem ser nós, lego, um bolo ou mesmo tricô. Tire um tempo para se desligar e sair um pouco do seu pensamento. O ideal é optar por algo que você não tem ideia de como fazer. Não ligue se tiver dificuldade no início. As pessoas adoram gente que cria coisas. Compartilhe essas criações no seu blog
-Extraido do blog Comunicação Militante, do publicitário Chico Cavalcante.

Do azeite pro vinagre

Parece que tudo se resume à saudade dos tempos de Roger Agnelli. Só isso pode explicar a súbita mudança de comportamento de PMDB e PSDB em relação à Vale. Até uma semana atrás tudo eram flores, agora Priante pede CPI na Câmara e Flexa questiona a distribuição de royalties.
Todos lembram que, quando Almir foi preterido por Jatene dentro do ninho tucano na disputa pelo governo do estado, ano passado, saiu atirando e declarando que Simão era candidato do Serra e da Vale. Com a saída do suposto "padrinho" da direção da ex-estatal. é possível que os afilhados tenham ficado sem "presentes". Será?

terça-feira, 21 de junho de 2011

Os bancos e o cumprimento de leis

A lei que limita o tempo de espera na fila dos bancos já fez vários aniversários e, até agora, não é obedecida em todo o seu rigor, conforme podemos constatar em diversas agências dos mais variados bancos, quando pessoas passam até horas à espera de atendimento.
Agora, conforme matéria de O Liberal de hoje, faz 150 dias que o prefeito sancionou a Lei nº8.800/10, que obriga as agências bancárias a disponibilizar banheiros aos clientes, sem que os bancos demonstrem qualquer intenção de cumpri-la. O mínimo que se espera é que a Secom, secretaria encarregada de fiscalizar a obediência às normas referentes à prestação de serviços, use do mesmo rigor verificado contra ambulantes nos bancos, tão desrespeitosos com a legislação quanto o mercado informal.

Justiça suspende "zorra" na orla de Belém

“A pedido do MPF, AGU e MP Estadual, empreendimentos ficam paralisados até a realização de estudos de impacto ambiental e de impacto de vizinhança
O juiz Hugo Sinvaldo Silva da Gama Filho, da 9ª Vara da Justiça Federal em Belém, ordenou a suspensão das obras dos edifícios Premium e Mirage Bay, das construtoras Premium e Cyrella,  projetados para a orla da Baía de Guajará, na capital paraense.

A ordem atende a pedido (íntegra aqui) do Ministério Público Federal, da Advocacia Geral da União e do Ministério Público Estadual, que apontaram falta de estudos de impacto e irregularidades na autorização das obras

“Defiro o pedido de liminar para determinar aos requeridos que suspendam a realização das obras dos edifícios Premium e Mirage Bay até a realização do estudo de impacto ambiental e do estudo de impacto de vizinhança, sob pena de multa diária de R$ 50 mil”, diz a decisão judicial.

Para o juiz, a prefeitura de Belém, que também é ré na ação, está obrigada pela Constituição a ser ativa na defesa do meio ambiente equilibrado e não poderia ter autorizado as obras. A prefeitura concedeu autorização para os empreendimentos sem observar que a cidade integra a Zona Costeira brasileira e, portanto, o território municipal está sujeito a uma série de normas legais que devem ser observadas antes do uso de áreas da orla.

A aprovação das construções – Edifício Premium, de 23 andares e Torres Mirage Bay, de 31 andares – se deu após uma mudança na lei municipal, que alterou o coeficiente de ocupação na região da orla da Baía de Guajará, de 3 andares para uma média de 30 andares.

Para o MPF, o MP Estadual e a AGU, “a própria alteração legislativa municipal, que tornou juridicamente possível, em tese, os empreendimentos, não se encontra sustentada em qualquer base técnica, de caráter científico, parecendo muito mais uma alteração oportunista indicada por interesses que não estão claros”.

As autoridades que pediram a suspensão das obras se apoiaram em vários estudos de especialistas de universidades e centros de pesquisa paraenses que mostram riscos sanitários, acústicos e ambientais da verticalização desordenada da região da orla de Belém. Nenhuma dessas questões tem merecido qualquer atenção ou preocupação da prefeitura da cidade.

O caso tramita na 9ª Vara da Justiça Federal em Belém, especializada em questões ambientais. O número do processo é 16934-22.2011.4.01.3900 e pode ser acompanhado no site www.jfpa.jus.br, apenas no navegador Internet Explorer.”
A partir disso, espera-se que a especulação ceda lugar ao respeito à lei, bem como à legislação vigente, esta, até aqui tratada como letra morta, inclusive pela Prefeitura. 

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Pedido de reintegração de posse é derrubado

O vídeo que você verá abaixo, demonstra a felicidade de quem acaba de receber a notícia que terá o seu direito à moradia concedido. A decisão de reintegração de posse do terreno localizado no Conjunto Jardim Renascer, no bairro do Tapanã, foi derrubada através de recurso impetrado pelo mandato do Vereador Marquinho na última terça-feira,  14.
Marquinho fez questão de ir até a população para dar a notícia, que encheu de esperanças os corações de centenas de homens e mulheres batalhadores. Foi um dia de muita emoção e fé. O vereador fez questão de lembrar que a luta ainda não terminou, mas que vitórias como essas são importantes durante o processo. Veja:

Marquinho desafia senador do PSDB


O Vereador Marquinho desafiou hoje o senador Flexa Ribeiro (PSDB) a um debate público em torno da PEC-53, que tramita no Congresso Nacional, da qual o senador paraense é o relator, e também sobre a exploração imobiliária em Belém. “O senador Flexa Ribeiro está dizendo por aí que estou distorcendo os fatos, mas eu desafio o senador a participar de um debate público para a população ver quem está do seu lado, e quem está a serviço da especulação imobiliária e dos grandes empresários da construção civil”, desafiou o vereador.