Só nos últimos dias do mês passado, a justiça federal embargou cinco empreendimentos imobiliários que estavam sendo construídos na orla de Belém por absoluto desrespeito ao Plano Diretor da cidade e à legislação vigente. Nada disso teria ocorrido se a PEC Nº53, ora em tramitação no Senado Federal, não estivesse com grandes perspectivas de ser aprovada, dando um fôlego extra aos especuladores imobiliários, que sairam na frente e logo colocaram mãos à obra.
Com todo respeito que merece o dr. Paraguassú Éleres e por mais procedente que seja sua observação a respeito do anacronismo que pode ser o instituto dos "terrenos de marinha", ainda assim, não tem ele o direito de ser ingênuo e achar que a tal PEC é a solução na medida em que o sucedâneo da extinção é a desenfreada corrida à apropriação indevida de terrenos naquelas áreas, conforme ele mesmo cita ter ocorrido na década de 70.
Da mesma forma, ao atribuir a CODEM o "Terra Legal", o dr, Éleres convenientemente oculta o verdadeiro autor do programa, o governo federal, deixando transparecer que o queria mesmo era apenas achincalhar o PT. Pode até não ter sido sua intenção, no entanto, sua postura adotada no artigo que escreveu rebatendo outro, escrito pelo deputado Claudio Puty contra a PEC, deve ter sido muito festejada entre aqueles que até junho último fechavam ruas e anunciavam impunes a possibilidade de alguns privilegiados vir a morar de frente para a baía, algo que em boa hora justiça federal impediu. Porém, a guerra ainda não acabou. E não acabará bem se ingênuos e espertalhões unirem-se para dar como solução a tal PEC Nº53 na medida em que isto significará o triunfo da grilagem, bem como a possibilidade da produção de teses acadêmicas a respeito do fim de uma era de titulação de terras baseada no modelo medieval, embora essas teses sejam obrigadas a silenciar, ou lamentar, a respeito do que a sucedeu.
O povo tá cansado de perder, por que só esses p... querem ganhar, eu acho melhor todos saberem quem são os autores da PEC 53 e quais as verdadeiras intenções desses politicos que só ajudam quem tem mais. Se depender de mim essas imundices não ganham mais nada aqui no Pará.
ResponderExcluirContinue assim na luta grande vereador