Marquinho conversa com lideranças da saúde na CMB |
Estava marcada para hoje a presença do Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Pimentel, para dar explicações sobre a decisão da SESMA de acabar com o atendimento de urgência e emergência 24 horas nas unidades de saúde da capital. O requerimento convocando o secretário foi encaminhado pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Vereador Marquinho do PT.
Para a surpresa dos vereadores e dos líderes comunitários que estavam presentes na galeria da Câmara, o secretário faltou a reunião, dando a justificativa que está de férias. Um clima de indignação tomou conta no plenário.
“Foi uma notícia surpreendente. Houve um clima de revolta aqui na Câmara. Nós repudiamos esse tipo de atitude. Foi uma atitude covarde. Ele (o Secretário Sérgio Pimentel) deveria ter vindo aqui dar uma justificativa”, disse o Vereador Marquinho.
Jorge Dantas, liderança comunitária do Distrito de Icoaraci, falou que pegaram a população de surpresa. “A unidade de saúde não funcionou neste final de semana. Não tiveram a coragem nem de avisar os funcionários, pegaram todos de surpresa. Eles disseram que é porque a unidade de saúde será reformada, mas sabemos que não é verdade. A população fez um abaixo-assinado e vamos atrás dos nossos direitos”, relatou.
A presidente da Coordenação do Colegiado do Sindsaúde, Vanessa Gamboa, disse que a situação dos servidores é complicada. “Não sabemos onde os servidores serão lotados, e o número de plantonistas será cortado. Estamos preocupados com essa atitude, pois os pronto socorros vão super lotar, aumentando o número de mortes”, falou.
O Vereador Marquinho disse que amanhã vai apresentar outro requerimento à SESMA. “Amanhã mesmo vou apresentar outro requerimento, agora direcionado à SESMA. Seja quem estiver à frente da Secretaria, terá de vir dar justificativas à população de Belém”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.