Hoje, o Vereador Marquinho se reuniu com mototaxistas, e com a Diretora-Superintendente da Companhia de Transportes de Belém (CTBel), Ellen Margareth de Souza. A reunião teve como pauta principal, os ajustes finais para sanção do decreto que vai regularizar a profissão dos mototaxistas de Belém.
Durante a reunião, foram apresentados os modelos dos uniformes e dos capacetes que farão parte da indumentária desses profissionais. Para a diretora, os modelos apresentados estão aprovados. “Eu gostei dos modelos. Precisamos correr para regularizar isso. Isso é uma coisa nova, uma coisa importante”, afirmou Souza.
O Vereador Marquinho falou da importância da patente dos uniformes. “Estamos fazendo discussões para patentear o uniforme, possibilitando maior controle, evitando a venda em qualquer lugar”, ponderou.
Uma das lideranças que estava presente, indagou quanto ao modo de credenciamento dos mototaxistas junto à Companhia. “Queremos ser parceiros da CTBel, queremos ajudar, mas ainda não tivemos respostas quanto à legalização das associações. Qualquer pessoa vai poder se credenciar?,” perguntou.
“A gente, quanto poder público, não pode restringir. A gente tem que cadastrar todos os profissionais. Teremos os pontos cadastrados, e, através desses pontos, saberemos quem realmente pertence à categoria. Vamos visitar todos os pontos para saber se estão dentro do padrão. Vocês vão direcionar os pontos pra gente. Caso algum ponto esteja irregular, vamos comunicar vocês. Os pontos que não estiverem cadastrados serão considerados clandestinos”, afirmou Ellen Margareth.
Para o Vereador Marquinho, a CTBel tem que ajudar a categoria. “Pelo fato de ter sido o autor da Lei (que regulariza a profissão dos mototaxistas), sinto-me responsável por esse processo. Quanto mais controle houver, melhor. A CTBel tem que se tornar parceiro desses profissionais, criar mecanismos para trabalhar em conjunto ajudando a categoria. Entendo perfeitamente a situação do poder público, mas nesse caso específico dos mototaxistas, temos que levar em consideração a preocupação deles”, reiterou o vereador.
Ainda preocupado com a categoria, Marquinho sugeriu uma solução. “Porque a CTBel não cria um documento vinculando as associações à Companhia? Seria até uma forma de fiscalizar e controlar a categoria”, disse. A sugestão foi aprovada pela diretora.
Segundo José de Ribamar (Alemão), presidente do Sindicato dos Mototaxistas Autônomos do Estado do Pará, Belém precisa dar exemplo às outras cidades. “As pessoas que estão lá fora não querem seguir regras, não querem ter carteira (de habilitação), estão só prejudicando a categoria. Queremos que Belém seja um espelho para outros municípios”, afirmou.
O Vereador Marquinho agradeceu a atenção da Diretora e a presença das lideranças. “A CTBel está conquistando grandes parceiros. É um pessoal que conheço e confio. Esse é mais um passo que está sendo dado”, finalizou.
Segundo a Diretora-Superintendente, o prefeito de Belém, Duciomar Costa, deverá assinar o decreto de regularização da profissão dos mototaxistas até o dia 30 de maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e assim que for possível, o publicarei no blog. Obrigado pela visita.